Caneta na mão: é tempo de vestibular

03/06/2022

Se você está no período de procura por um curso do ensino superior ou conhece alguém que passa por essa fase, com certeza vive alguma indecisão. Mas, hoje, vamos tratar sobre a escolha: ingressar na faculdade no início do ano ou no segundo semestre?

São inúmeras as oportunidades e possibilidades. E, apesar de ser bastante comum jovens e adultos optarem por começar o curso de graduação no início do ano, ingressar no segundo semestre pode, sim, ser muito vantajoso.

Para quem tem a certeza do passo a ser dado, o ideal é logo fazer suas pesquisas, participar do processo seletivo e dar início ao sonho de se formar em uma profissão.

Uma dúvida que precisa ser sanada é com relação à qualidade do ensino. Não há mudanças, por parte das instituições, da oferta de uma educação de qualidade e o “calouro” continua com seu devido valor.

Algumas pessoas optam em unir a conclusão do ensino médio com o ensino superior. E essa também é uma opção bastante comum. Para isso, algumas IES (Instituições de Ensino Superior) oferecem a oportunidade de fazer a prova do Vestibular e reservar a vaga para o início do próximo ano.

Essa é uma dica para quem quer já garantir a sua vaga e não correr o risco de perder a oportunidade, enfrentando, assim, uma menor concorrência.

A resposta certa é que não há exatamente o melhor ou pior período para ingressar em uma graduação. Você é quem deve observar qual o momento mais adequado de acordo com a sua rotina, os ensejos e seus objetivos.

Além disso, podemos citar ainda os cursos da EAD (Educação a Distância). Com a modalidade, que oferta inúmeros diferenciais relacionados à flexibilidade de rotina, é possível ingressar a qualquer momento, independente do início de um novo semestre.

Logo logo, as instituições iniciarão o cronograma de provas de Vestibular, resultados e entregas de documentos para matrículas. Vale ficar atento aos meios de comunicação da IES e escolher o melhor momento para iniciar seu curso.

Autor (a):
User Image

Laís Ernesto

Assessora de comunicação da Toledo Prudente Centro Universitário.