Opinião

O arroz na cozinha japonesa

14/04/2022

O arroz é a base da alimentação diária dos japoneses, está basicamente presente em todas as refeições. Já foi usado como moeda de troca no período feudal e ainda hoje, na cultura japonesa, é comum presentear alguém com um saco de arroz em forma de agradecimento.


Uma curiosidade da própria língua japonesa, que resume a importância deste alimento na vida e cultura, é o uso da palavra “gohan”, que significa arroz, para também se referir a uma refeição completa. Ou seja, comer “gohan” pode ser entendido como almoçar, jantar ou comer uma refeição.


Além disso, o arroz também foi usado, em épocas passadas, como método de conservação, em que os peixes eram conservados entre camadas de arroz. Através deste modo de conservação, surgiu o sushi.


O arroz do sushi tem duas classificações de grão: curto e longo. O primeiro assemelha-se ao arroz arbóreo, e o segundo é parecido com o arroz agulhinha. Entretanto, o arroz japonês difere-se dos demais pelo fato de ser o único arroz que precisa necessariamente ser lavado antes do preparo para retirar o excesso de amido; é aglutinoso, ou seja, é naturamente grudento.


Outra curiosidade são os diferentes nomes utilizados para o estado que o arroz se encontra: “Gome” ou “Kome”, é o nome dado ao arroz japonês cru; “Gohan” é o nome dado ao arroz japonês cozido apenas com água, e “Shari” é o nome dado ao arroz japonês cozido e temperado com molho avinagrado para produção de sushis.


O molho avinagrado usado para temperar o arroz é chamado de “amasu”, uma mistura de vinagre de arroz, açúcar e sal. A proporção destes ingredientes varia de acordo com a receita de cada família. Dessa forma, é possível afirmar que o elemento mais importante do sushi é o seu shari, temperado com o amasu, aquele que dá a identidade de cada sushi: ora mais adocicado, ora mais ácido, ora mais equilibrado.


Logo, a importância do arroz na cozinha japonesa supera o âmbito apenas da culinária e se estende a outros âmbitos, tais como da língua, costumes e ritos. O arroz é um alimento tão essencial para os japoneses que os mesmos dizem: “sem arroz não dá para viver”, e com razão

Autor (a):
User Image

Vanessa Sakotani

Professora do curso de Gastronomia da Toledo Prudente.