EAD como forma de democratização do ensino

28/04/2022

Você já deve ter ouvido falar que, recentemente, a modalidade de EAD (Educação a Distância) ultrapassou o ensino presencial em relação à quantidade de alunos ingressantes em 2020.

Ao se deparar com essa informação, muitos brasileiros podem se questionar sobre alguns aspectos que rondam essa modalidade de ensino. Pois bem, vamos refletir acerca de alguns deles.

Primeiramente, a modalidade presencial possui algumas barreiras que dificultam a democratização do ensino, principalmente em megalópoles ou em regiões muito extensas, no qual o aluno pode morar, trabalhar e estudar em locais muito distantes uns dos outros, sendo obrigado a enfrentar transportes públicos lotados ou com longos e caros percursos, lhe tomando mais tempo, dinheiro e disposição.

Porém, quando falamos da EAD, o aluno tem a autonomia para realizar os seus estudos no momento em que for mais conveniente, sem a necessidade de se deslocar ou acompanhar um horário fixo de aulas. Além disso, a EAD possibilita o acesso à educação de pessoas em diferentes situações, inclusive de vulnerabilidade, já que se trata de uma modalidade com valores mais acessíveis e que chega com maior facilidade a qualquer esfera social, o que possibilita uma maior democratização do ensino em nosso país.

Mas, a modalidade EAD também proporciona desafios a serem enfrentados, já que alguns alunos não possuem conhecimento a respeito de gestão de tempo e disciplina, por exemplo, para que possam estabelecer horários de estudo e cumpri-los. Além disso, algumas pessoas possuem dificuldades psicopedagógicas, o que pode dificultar a sua experiência de aprendizagem.

Dessa forma, é necessário que a instituição de ensino desenvolva uma experiência de aprendizagem efetiva ao aluno, contando com tutores, professores e psicopedagogos, de modo que conceda o suporte adequado durante a sua experiência e forme um bom profissional. Para isso, o setor de educação a distancia da instituição deve contar com uma equipe multiprofissional, pois, diferente do que pode parecer para as pessoas que nunca tiveram contato com a modalidade EAD, o aluno não está sozinho!

Autor (a):
User Image

Caio Silva

Mestre em Administração, na linha de pesquisa de Estratégia de Marketing e Comportamento do Consumidor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), tutor e professor da EAD da Toledo Prudente Centro Universitário