Mobilidade acadêmica a todo vapor!

31/03/2022

Cursar uma faculdade possibilita inúmeros desafios para um estudante. O universo de oportunidades para um aluno de graduação vai além do campus da sua instituição. Além do contato com toda a teoria necessária, atividades práticas e o estreitamento com o mercado de trabalho, a mobilidade acadêmica é um excelente ensejo para agregar conhecimentos acadêmicos e cultural.

As experiências são conquistadas não só por meio de viagens ao exterior e instituições de todo o país. Os estudantes desenvolvem suas habilitadas também por meio de eventos, competições, aprovações de pareceres na Corte Interamericana de Direitos Humanos, entre outros.

Além de enviar os alunos para “super experiências”, as Instituições de Ensino Superior, podem e devem acolher estudantes de outros centros de ensino. Isso proporciona uma troca de culturas não só para o aluno acolhido, mas para toda a comunidade acadêmica: professores e colaboradores.

Parcerias com outras instituições, nacionais e internacionais, para o desenvolvimento da mobilidade acadêmica também é de extrema importância para que os estudantes possam usufruir de oportunidades como esta.

Vamos falar de internacionalização?

Instituições de ensino superior de vários países proporcionam ótimas oportunidades para estudantes de diversas áreas. Especificamente para a área jurídica, as possibilidades vão além da experiência acadêmica no campus.

As competições acadêmicas internacionais para a área, são fundamentais para exercitar o conhecimento jurídico. Entre uma das mais conhecidas está a IAMOOT (Inter American Human Rights Moot Court Competition). Esse evento trata-se de uma competição do julgamento simulado, conforme o Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Este é apenas um exemplo de tantas competições, oportunidades de envio de pareceres, participação em eventos e muito mais. A mobilidade acadêmica tem muito a contribuir com a formação de um profissional conectado com as tendências nacionais e mundiais. Além de proporcionar uma vivência cultural importantíssima, que influenciará na atuação profissional, abrindo muitas portas.

Por isso, professor, incentive seu aluno a viver as grandes experiências. Aluno, aproveite as oportunidades que a academia oferece!

Autor (a):
User Image

Lucas Octávio Noya dos Santos

Advogado, mestre em Ciências Jurídicas, professor e coordenador de competições nacionais e internacionais na Toledo Prudente Centro Universitário.