O novo Professor e o Digital

25/02/2022

Considerada a profissão que forma outros profissionais, a figura do professor, muitas vezes desvalorizada, está passando por uma crise de ideologia e, principalmente, de formação.

Tenho observado que já não é mais comum, as pessoas dizerem que, se não conseguirem se dar bem no que fazem... darão aulas como 2ª opção. Intuo que o motivo é que a profissão de professor, principalmente com a recente pandemia, nos mostrou que é preciso se qualificar e se aperfeiçoar constantemente.

Como prova desta complexidade, relaciono alguns dos aplicativos mais utilizados por este “novo” professor, que dá aulas para este “novo” aluno (Geração Z ou Millenium), totalmente conectado as TDIC. A utilização destes apps independe da metodologia adotada. Em algum momento utilizará ferramentas como: Para diagnóstico: Google Forms, Socrative, Kahoot, Mentimeter, Plickers, Quizlet, Everywhere. Para design de conteúdo: Google Apresentações, Canva, Sway, Power Point, Genially, Padlet, Prezi, WIX, Blogger. Para webconferências: Google Meet, Teams, Zoom, Skype. Para gestão do tempo: Google Agenda, Keep, Trello. Para gravação de tela: Loom, Zoom, Google Hangouts, Quik, atube Catcher, Soapbox, Slack.

A estratégia didática e a utilização oportuna destas ferramentas, adequada ao seu tempo/espaço em sala de aula, apenas enaltece a capacidade e as competências do professor. Sim, sala de aula, pois, com o recente retorno as aulas presenciais os professores tiveram novamente que se adaptar, reaprender a dar aula neste novo/velho ambiente. Entretanto, nos nossos cursos de formação de professores e consultorias educacionais tenho percebido que o profissional professor, retornou desta pandemia mais fortalecido e amadurecido com as novas tecnologias.

A própria Educação tem percebido de que apenas as hard skills não são suficientes. Cada vez mais, as soft skills estão valorizadas. Veja a seguir 10 competências consideras tops, segundo o Fórum Econômico Mundial (2021): 1) Solução de problemas complexos, 2) Pensamento crítico, 3) Criatividade, 4) Gestão de pessoas, 5) Empatia, 6) Inteligência emocional, 7) Tomada de decisão, 8) Orientação para serviços, 9) Negociação e 10) Flexibilidade cognitiva.

Professor, bem-vindo a esta nova fase da Educação, com novas pandemias (que porventura possam vir), com o digital, com a renovação das estratégias pedagógicas e principalmente com a formação de profissionais e de profissões que ainda nem sequer existem.

Autor (a):
User Image