O estágio supervisionado na Pedagogia

18/02/2022

Os cursos de nível superior de licenciatura, destinados à formação inicial de professores para atuar na Educação Básica, contemplam, em suas atividades, o estágio supervisionado, que possibilita, dentre outros aspectos, a experiência do exercício profissional docente.

Ao pensarmos mais especificamente na licenciatura em Pedagogia, consideramos as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, que apresentam o estágio supervisionado como uma atividade que amplia e fortalece as atitudes éticas, os conhecimentos e as competências que envolvem a formação dos licenciandos.

No âmbito da Pedagogia, costuma-se conceber o estágio supervisionado como a parte prática do curso, enquanto as disciplinas que o compõem são vistas como a parte teórica e, essa concepção, leva a reprodução de frases como: “na prática, a teoria é outra”. Apesar disso, faz-se necessário compreender que a teoria e a prática são indissociáveis e que o estágio supervisionado, enquanto campo de conhecimento, promove a articulação do que o aluno aprende durante o curso com a sua futura prática enquanto professor.

Para além desses aspectos, o estágio pode possibilitar que os alunos aprimorem as suas escolhas em relação à docência, a partir do contato direto com as realidades que envolvem a profissão.

Independentemente de o curso ser a distância ou presencial, o estágio é um componente curricular obrigatório, por isso, ao escolher ser professor, o licenciando, além de comprometer-se efetivamente com a educação, deve analisar as concepções que envolvem o seu curso e o modo como a prática e as perspectivas teóricas são concebidas.

Além das possibilidades apresentadas, o estágio supervisionado propicia o contato direto dos alunos com diferentes espaços e situações educativas, podendo, assim, garantir oportunidades de estágio remunerado, que, além de inseri-los no mercado de trabalho, proporciona a construção da identidade docente.

Autor (a):
User Image