Opinião

Exercício e o coração

03/02/2022

É cientificamente comprovado que a prática de exercício físico contribui para preservar e recuperar tanto a saúde do corpo, quanto da mente, e que o sedentarismo está relacionado a uma maior chance de desenvolvimento e agravamento de doenças relacionadas ao coração e à mortalidade precoce.


No entanto, pouco é difundido entre a comunidade a existência da reabilitação cardiovascular (RC), com ênfase em exercício físico, como alternativa de tratamento para indivíduos que possuem alguma doença cardiovascular. A RC tem como objetivo proporcionar melhora da aptidão física, tanto aeróbica, quanto não aeróbica (força, flexibilidade e equilíbrio) e auxilia no controle da pressão arterial, glicemia e colesterol entre outros.


Quem pode fazer RC? Todo indivíduo estável, com medicação ajustada que tenha passado por algum evento coronariano ou revascularização, ou ainda aqueles que apresentem fatores de risco cardiovasculares como, hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade, colesterol alto, e que tenha como objetivo aumentar a capacidade física e reduzir as chances de eventos súbitos precoce.


A RC pode ser realizada no ambiente hospitalar, após o evento agudo ou em setores ambulatoriais, onde terá uma equipe multidisciplinar que auxiliará no tratamento do paciente. Outra opção é a RC domiciliar, onde o paciente capaz de se automonitorar e familiarizado com os exercícios, pode realizá-lo em sua própria casa, parques, academias, sob supervisão indireta ou à distância dos profissionais de saúde.


Quem procurar para dar início à RC? A equipe multiprofissional habitualmente e´ composta por médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. Dentre eles, os fisioterapeutas e educadores físicos são os responsáveis pela prescrição e supervisão dos exercícios físicos, monitorização da frequência cardíaca e pressão arterial, além de atuarem em orientações gerais visando a adoção de hábitos saudáveis. Sempre procure um profissional qualificado, com formação acadêmica na área, para que o programa de tratamento seja conduzido com maior segurança.

Autor (a):
User Image

Anne Kastelianne França da Silva

Doutora em Fisioterapia, especialista em Fisioterapia em Cardiologia e professora do curso de Fisioterapia da Toledo Prudente Centro Universitário.