Importância dos eventos acadêmicos

10/11/2022

Durante os meus anos de graduação, os eventos acadêmicos estiveram muito presentes, desde, como participante, apresentando trabalhos e organizando-os. Esse tipo de evento se faz presente em uma jornada de um estudante em qualquer IES (Instituição de Ensino Superior) e são importantes.

Ah! Uma curiosidade, você sabia que esse tipo de evento não é novo? Pois é, eles começaram com a necessidade de haver uma troca de informação entre os cientistas, mas, não pense que o primeiro evento científico foi no modelo dos atuais, eram por meio de troca de cartas e em reuniões para discutirem sobre as descobertas, a partir disso, esses encontros se tornaram mais presentes e uteis para sociedade.

Esses eventos têm como objetivo a realização de atividades relacionadas à área cientifica. Por isso, eles são muito importantes para alunos e pesquisadores. Afinal, é uma grande fonte de conhecimento! Podendo ser de vários formatos: simpósio, workshop, congressos, semana de cursos...

Os eventos acadêmicos são umas das maneiras de socialização que os alunos têm durante a vida acadêmica, e essa socialização vem de encontro com abertura de oportunidades de construir um networking, consumir um produto/serviço que auxiliará no mercado de trabalho após graduação e até mesmo um estágio.

Por meio desses eventos que os alunos e pesquisadores têm a possibilidade de apresentar seus trabalhos e se manter atualizados, tornado um ótimo momento e espaço para troca de conhecimento, sem falar naquele certificado, que irá contribuir para as horas de atividades extracurricular e garantir a colação de grau.

Outra curiosidade que mostra como é importante esses encontros, no Brasil, no ano de 1998, foram publicados cerca de 11.839 artigos e já no ano de 2014, 67.064 artigos, um crescimento de mais de 5 vezes em quase duas décadas.

Portanto, você que é um aluno de IES, não perca as oportunidades de participar de um evento acadêmico e não se limita apenas na sua IES, participe de outras em sua cidade, região e até mesmo em outro estado, será uma experiência única que lhe trará um grande diferencial no futuro!

Autor (a):
User Image

Hiago Lopes Aro

Estatístico e gestor de eventos, auxiliar de eventos na Toledo Prudente Centro Universitário.