Opinião

Profissões em alta para 2022

14/01/2022

Quando o assunto é escolha profissional, sempre bate aquela dúvida, principalmente entre os jovens e aqueles que desejam mudar de área. Optar em seguir uma profissão vai além da paixão. Deve se levar em conta as afinidades, suas habilidades e, claro, o mercado de trabalho.


Uma dica importante, que pode contribuir com esse momento decisivo, é estar de olho nas tendências do mercado. O Guia Salarial da Robert Half, uma consultoria internacional de recursos humanos, indica que as profissões em alta para 2022 e para os próximos anos foram divididas em oito áreas: Finanças e Contabilidade; Recursos Humanos; Jurídica; Tecnologia; Seguros; Engenharia; Mercado Financeiro; e Vendas e Marketing. 


Entre os cargos que fazem parte da alta demanda estão: auditor fiscal, controller, analista de recursos humanos, analista de remuneração e benefícios, advogado trabalhista, advogado empresarial, cientista de dados, desenvolvedor mobile, diretor comercial de seguros, analista de sinistros, engenheiro de produção, coordenador de planejamento, analista de finanças, analista de operações, analista de inteligência de mercado e coordenador de marketing digital. 


É claro que a lista de cargos em alta é ainda maior. 


Além das áreas, o guia mostra que existe uma exigência por habilidades comportamentais conhecidas como soft skills, como: comunicação, adaptabilidade, flexibilidade, perfil analítico/visão estratégia e senso de visão de negócio.


Mas, afinal, o que é preciso fazer para aproveitar a onda e conseguir ótimas oportunidades nestas áreas, além de desenvolver as suas soft skills? O primeiro passo é: investir em um curso do ensino superior. As carreiras em prosperidade buscam profissionais capacitados e prontos para o desafio do mercado de trabalho. 


Com tantas opções, fica até difícil escolher uma das áreas para investir a sua carreira, não é mesmo? Mas calma, calma, é preciso pesar na balança alguns fatores que, para você, possam ser importantes como: o retorno financeiro, sua realização pessoal, a região de atuação e outros. 


Com as possibilidades em alta, mercado aquecido e o seu desejo de estar entre os tops do mercado, tenho certeza que seu futuro será promissor!


Autor (a):
User Image

Laís Ernesto

Assessora de comunicação da Toledo Prudente Centro Universitário.