Opinião

Férias: descanso e estudos

06/01/2022

O período de férias chegou e com ele o convite ao descanso e ao prazer, mas isto significa ficar longe dos livros e dos estudos?


Depende. Quando os estudos não fazem parte do prazer, eu diria que sim, mas ao contrário, férias é tempo, também, de se encantar com as descobertas que durante o ano não demos conta, é buscar o novo, o aperfeiçoamento e a diversão.


Para que isto aconteça de forma leve e natural, a sugestão é preparar uma rotina que você possa, ao mesmo tempo, desfrutar de um tempo maior livre e também se dedicar aos estudos.


Nesta rotina, procure incluir aquele livro que você queria tanto ter lido, mas que durante o ano não foi possível, ou assistir aquela série, inteira, sem interrupções. Um sonho? Não, férias!


Nesta lista, lembre-se que também é tempo de desfrutar da natureza, aproveitando para cuidar da saúde e bem-estar, estando com os amigos e familiares, curtindo o convívio e colocando os assuntos e as novidades em dia.


Podemos avançar um pouco mais e fazer novos amigos, viajar para lugares incríveis, conhecer novas culturas, ampliando seus horizontes e trocando experiências diferentes. Um verdadeiro intercâmbio de ideias!


Muitos jovens aproveitam as férias para revisar aquele conteúdo que não foi possível ou buscar aprofundamento da disciplina que ficou faltando e, até mesmo, encontrar novos conteúdos, por que não?


A proposta é conciliar descanso, aprendizagem e prazer para que não comece a ficar entediado com tanto tempo livre, não é mesmo?


Esta orientação te ajudará a voltar para o próximo ano com as “baterias carregadas”, mas sem perder o ritmo da aprendizagem e dos estudos.


Acredite que você pode fazer das suas férias o período ideal para viver intensamente cada momento, aprendendo, se desenvolvendo e se preparando para uma nova e única jornada!


Boas férias! Ótimo descanso! Bons estudos!

Autor (a):
User Image

Neuza Gibim

Psicopedagoga, mestre em Educação e Psicopedagogia, responsável pelo programa de Apoio Psicopedagógico da Toledo Prudente.