Opinião

A prova da OAB

28/01/2022

Esse texto tem leitor certo! É você: estudante de Direito ou bacharel que pretende prestar o Exame da OAB. Certamente, essa prova é uma preocupação desde o primeiro dia da faculdade. Trata-se de uma prova extensa, pois abarca toda a matéria que você estudou durante os cinco anos de curso. Esse texto pretende abordar as principais dúvidas de modo prático e direto. Vamos lá:


Estudar fazendo resumos da matéria é aconselhável?


É uma boa técnica, porém para estudos mais aprofundados, como por exemplo: uma prova na faculdade, um seminário para pós-graduação ou para o ingresso no mestrado ou doutorado. Já, para o exame da OAB, a matéria é muito extensa. Por isso, não é recomendável fazer resumos escritos para todas as matérias. É preciso otimizar seus estudos. Foque nas mais relevantes. Nas demais, utilize esquemas práticos, como resumos prontos, sinopses e mapas mentais.


Preciso de muitas horas de estudos diárias?


Não, necessariamente. Tudo está na organização. É preciso se organizar e estudar com qualidade. Lendo uma página do livro ou das suas anotações é mais produtivo do que ler dez páginas sem absorver seu conteúdo. Duas horas, uma hora e meia de estudos diários, com qualidade, são excelentes. Posso afirmar: determinante!


Como organizar o tempo diário de estudo?


O segredo é organização. É preciso fazer um cronograma, mas que seja possível de ser cumprido.


É preciso memorizar o conteúdo para o Exame da OAB?


Sim. Algumas matérias são, essencialmente, teóricas e o candidato precisará memorizá-las. Por exemplo, os prazos recursais ou o procedimento de determinada ação. A dica, nesse caso, é: revisão. A revisão precisa estar dentro do plano de estudos do candidato. Mas, não se trata de qualquer revisão. Ela deve ser planejada.


Existe horário mais propício para os estudos?


Sim. Pesquisas comprovam que o período da manhã, na maioria das vezes, é o melhor período para os estudos. A linha de produtividade cai, significativamente, no período da tarde. Existem técnicas e questionários que podem ajudar a identificar qual o seu tipo de perfil.


Quando eu não der conta do cronograma, o que devo fazer?


Você deve seguir o seu cronograma. Não jogue a matéria para o próximo dia. No dia seguinte, cumpra o que está no cronograma. Na semana seguinte, tire o atraso.


Há dicas especificas para o exame da OAB ou o estudo é igual para outros concursos?


Sim, existe. Para OAB um bom resumo, leitura de lei e resolução de questões da banca examinadora são fundamentais.

Autor (a):
User Image

Gisele Caversan Beltrami Marcato

Gisele Caversan Beltrami Marcato é Doutoranda em Ciências Jurídicas pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná). Especialista em Direito Civil, Processo Civil, Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Direito Previdenciário. Advogada e professora no curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário.