Opinião

Marketing: vilão ou mocinho?

02/09/2021

Em um mundo que nos mostra cada vez mais a necessidade de retornar às origens e viver com menos, o marketing pode soar como um mecanismo capaz de realizar lavagens cerebrais e instigar o consumo desenfreado. Mas será que ele é mesmo um grande vilão?


Quando buscamos a origem e definição do termo, vemos que Marketing, como o próprio nome em inglês sugere, é a ação de levar algo ao mercado. Ele é processual, contínuo, e tem como principal objetivo unir pessoas a produtos ou serviços, deixando-as felizes e satisfeitas ao final do percurso.


E aqui reside o grande desafio: este "encontro" deve ser estratégico, e não irá acontecer somente por conta de uma bela foto publicada no feed ou uma propaganda divertida na televisão.


Antes, é preciso preocupar-se em entender demandas, identificar comportamentos e desejos, para aí então oferecer a melhor solução possível. Conhecendo o indivíduo e suas motivações, o marketing deixa de ser algo vazio e torna-se o “mocinho”, funcionando como um encurtador de caminho e propulsor de inovações.


Por isso, a próxima vez que se deparar com um produto ou serviço e disser: “era exatamente o que eu precisava!”, lembre-se que um profissional de marketing trabalhou arduamente para reconhecer sua necessidade e proporcionar este “match perfeito”.

Autor (a):
User Image

Letícia Santos

Professora nos cursos de Negócios da Toledo Prudente e atua com Marketing de Produto.