Opinião

Ensino Hi-Flex

19/08/2021

Após a adaptação do Ensino Superior ao remoto, às aulas ao vivo e às atividades on-line para docentes e alunos e, ao home office para os colaboradores, o setor passa, agora, por uma readaptação: o retorno gradativo da presencialidade. 


Novas rotinas, novas experiências, um cenário novo e desconhecido. E após o desenvolvimento de um protocolo de segurança, é preciso que as Instituições de Ensino Superior (IES) pensem na melhor oferta de educação, mantendo estudantes, professores e colaboradores seguros. 


Você já ouviu falar sobre a modalidade de ensino Hi-Flex? Eu te explico brevemente. 


O modelo híbrido e flexível é desafiador. Ele permite que os alunos possam optar pelo ensino presencial ou remoto, de acordo com suas necessidades e respeitando esse momento de pandemia que ainda vivemos. 


Porém, o cuidado com a oferta do ensino de qualidade deve ser dobrado, afinal, precisamos atender bem os que buscam as aulas presenciais e os que preferem continuar, por enquanto, de casa. 


A contribuição para a conquista do sucesso neste quesito vem do investimento em tecnologia, da formação de equipes e muito planejamento. Proporcionar uma super experiência para docentes e discentes é imprescindível.


O trabalho em equipe, cada um com seu papel, é fundamental para o sucesso do plano de retomada. Precisamos investir em uma equipe multidisciplinar, com trabalhos simples e complexos, mas que são indispensáveis para que todos retornem com segurança.


As duas primeiras semanas de aulas do segundo semestre foram bastante intensas, repletas de testes, análises, aprendizados e treinamentos. Tudo isso sem deixar de lado as pessoas e a transparência. Isso é acolhimento, empatia, trabalho em equipe e resolução de problemas. 


As Instituições de Ensino Superior têm papel importante no desenvolvimento econômico regional. Por isso, o retorno gradativo das aulas presenciais representa uma esperança. É hora de se dedicar com responsabilidade e acolhimento, para gerar oportunidades incríveis. 


O que é fato é que ensinar e aprender é uma missão que ainda vai desafiar muito os profissionais da educação. São novas rotinas, novas experiências e, queremos que sejam super experiências, seja on-line, presencial ou Hi-Flex! 

Autor (a):
User Image

Zelly Machado

Reitora da Toledo Prudente Centro Universitário