Opinião

Engenharia: atividade essencial no presente e no futuro

01/07/2021

O Dia da Engenharia, comemorado em abril, é uma data com origem atrelada à Engenharia Militar, mas que com o passar dos anos, especialmente nos últimos, tem se tornado mais abrangente, e sendo celebrada pelas diversas áreas da engenharia.

É nítido o caráter multidisciplinar das engenharias. É muito comum verificarmos projetos envolvendo suas diferentes áreas, como a atuação conjunta da Engenharia Civil junto à Engenharia de Materiais, da Engenharia Mecânica com a Engenharia Química. Além dessa “parceria” entre as engenharias, também encontramos o desempenho da engenharia junto de outras áreas, como a saúde e as áreas sociais.

E aí está uma das belezas da engenharia! Essa atuação diversificada proporciona impactos em um escopo bastante amplo. Podemos facilmente pensar em algumas tecnologias, serviços e produtos que utilizamos de maneira tão comum hoje, e que tiveram origem em projetos envolvendo as engenharias.

No período de pandemia que estamos passando, há pouco mais de um ano, os resultados seriam os mesmos sem a versatilidade dos celulares, da internet e fibra óptica, por exemplo? As soluções adotadas na educação, seja no ensino básico ou superior, e nas empresas para reuniões e continuidade de projetos de forma não presencial, passam pela aplicação dessas tecnologias e ferramentas.

Analisando as áreas da construção civil e da indústria, que permaneceram em operação em grande parte do período de restrições, também verificamos a importância da atuação profissional da engenharia, proporcionando o desenvolvimento tanto para o momento atual, como para a continuidade.

No momento, podemos não observar a forma exata, mas, com certeza, as soluções vindas de projetos envolvendo a engenharia e seus profissionais continuarão causando impactos na vida de todos.

Autor (a):
User Image

Felipe Pires Chaves

Engenheiro Civil formado pelo curso de Engenharia Civil da Toledo Prudente