Opinião

O Darwinismo 4.0 e o sucesso profissional

27/05/2021

Charles Darwin foi um grande cientista por evidenciar em seus trabalhos a teoria da evolução das espécies, através do mecanismo de seleção natural. Aprendendo um pouco sobre evolução biológica vemos que a adaptação é o segredo. Quando um ambiente se modifica, os indivíduos mais adaptados, dentre toda a variabilidade existente, serão selecionados positivamente e se reproduzirão em maior escala. Em algumas gerações toda a população está adaptada e assim a espécie evoluirá. E o que isso tem a ver com o mercado de trabalho atual? Absolutamente tudo!


Nossa formação acadêmica nos proporciona o arcabouço intelectual necessário para iniciarmos nossa jornada, mas dentro da “espécie” denominada “profissional”, cada indivíduo é formado pela soma de suas características individuais. Dessa forma há uma enorme variabilidade de “profissionais” formados em uma mesma área atuando no mercado de trabalho. Dentro dessa grande variabilidade de profissionais os mais aptos serão selecionados e suas carreiras vão sempre evoluir. Na evolução cada ambiente ou variação ambiental determinam as características serão mais favoráveis e serão selecionadas. O mercado de trabalho é tão dinâmico quanto o ambiente, devido às variações que ambos sofrem constantemente. Sendo assim, os profissionais estão sujeitos a pressões seletivas que estão sempre mudando, pois vivemos uma era de extrema informação e conectividade, onde a grande constante é a inconstância.


Com toda certeza a demanda mais atual é a de habilidades comportamentais, pois os processos e trabalhos mecânicos e repetitivos estão sendo substituídos pela automação. Cada vez mais, o profissional deve se diferenciar de uma máquina ou robô, pois em uma competição com eles, a nossa vantagem é sermos exatamente seres humanos com habilidades exclusivas. Nesse sentido, desenvolver nossas habilidades comportamentais é fundamental para sobrevivermos a pressão seletiva do mercado.


Para se manter vivo no mercado de trabalho é necessário se adaptar a ele, possuindo habilidades que somente as aulas tradicionais não fornecem. É preciso viver, experimentar, testar, perguntar, colaborar, informatizar, trabalhar em grupos, ser proativo e criativo e fundamentalmente estar sempre atento a tudo que envolve Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo! Darwin agradece por dentre toda a variabilidade de profissionais existentes, você estar apto e pronto para evoluir!

Autor (a):
User Image

Gustavo Saraiva

Professor das Trilhas TIE - Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo da Toledo Prudente Centro Universitário