Opinião

Contribuição da Estética e Cosmética em tempos de pandemia

06/05/2021

A pandemia, de maneira direta ou indireta, tem afetado a saúde física e mental das pessoas. A mudança de rotina, como o trabalho em home office, ao mesmo tempo em que trouxe maior convivência no núcleo familiar, também gerou sentimentos como, instabilidade e insegurança emocionais. 


Nesse contexto, a Estética e Cosmética apresenta alternativas para amenizar alguns desses efeitos devastadores na qualidade de vida, promovendo a melhora da saúde e bem-estar por meio de tratamentos e terapias complementares, que proporcionam a sensação de aconchego, segurança, conforto e tranquilidade, diminuindo os impactos do distanciamento social. 


O profissional da área, com base na ficha de avaliação do paciente, pode oferecer “recursos poderosos” a partir do ambiente onde é realizado o atendimento, com luz e temperatura adequadas, música e um aroma agradável. 


Para contribuir com isso, os óleos essenciais estão entre as melhores opções. Tratam-se de produtos naturais extraídos das plantas, que além de ótima fragrância, promovem a liberação de mediadores químicos, como exemplo a serotonina, que é o neurotransmissor relacionado ao prazer e ao bem-estar.


Cabe ao esteticista escolher o melhor aroma para utilizar com cada paciente, tendo como base um amplo diálogo no momento da sessão. Após a análise e escolha do aroma, pode-se utilizar o óleo no aromatizador de ambientes, enquanto são realizados diversos tipos de massagens, como a redutora, relaxante ou com velas. 


Há alguns óleos essenciais que podem contribuir para amenizar os efeitos negativos da pandemia, entre eles: de alecrim, que diminui a apatia mental e melhora a resposta imunológica; de lavanda, que contribui para a redução da ansiedade e regula os níveis de hormônios do estresse; de limão, que é um poderoso antioxidante e pode melhorar os sentidos e funções mentais.


Mesmo sendo altamente benéficos, vale ressaltar que a utilização dos óleos essenciais deve ser feita sob orientação de profissionais habilitados e capacitados, como exemplo, o esteticista com conhecimento na área e terapeutas, respeitando as contraindicações, modo de uso e armazenamento correto de cada produto.


Autor (a):
User Image

Ana Salete Moreno

Farmacêutica com habilitação em bioquímica, especialista em microbiologia e docente do curso de Estética e Cosmética na Toledo Prudente Centro Universitário.