Opinião

O Planejamento Estratégico e a Gestão de Processos

15/04/2021

Nesse 1 ano de pandemia da Covid-19, um dos assuntos mais comentados foi a respeito de como ela teve severos impactos em diversas áreas da sociedade, principalmente a da saúde e a da economia. Dentro do âmbito da economia, muitas empresas tiveram que fechar suas portas de forma definitiva e algumas outras, que permanecem no mercado, passam por intensos prejuízos. Boa parte delas devido a não adaptação das medidas necessárias de isolamento impostas para controlar a disseminação do vírus.


Entretanto, uma dúvida que pode surgir é: será que antes da pandemia a realidade das empresas brasileiras era melhor? Para essa reflexão, trago um dado de uma pesquisa do IBGE, feita em 2018. Segundo esse estudo, cerca de 75% das empresas fundadas, fecharam antes de completarem 10 anos, sendo que cerca de 20% das empresas fundadas em 2008 fecharam antes mesmo de 1 ano de funcionamento. Podemos perceber que mesmo antes da pandemia, o cenário já não era positivo.


Mas por que será que essas empresas fechavam antes de completar seus 10 anos? Realizando uma análise mais profunda há algo muito importante e que muitas vezes é negligenciado pelos empresários: O Planejamento Estratégico. Apenas cerca de 10% das médias empresas brasileiras possuem um planejamento estratégico para seus próximos 3, 5 ou 10 anos. Sem esse planejamento a empresa não consegue vislumbrar seu futuro e pode acabar se perdendo no decorrer de sua existência, sucumbindo em qualquer adversidade que apareça.


Toda empresa que possui seu planejamento estratégico muito bem definido, pode realizar a gestão de seus processos de forma muito mais efetiva, melhorando os pontos frágeis da empresa e principalmente conseguindo se adaptar mais facilmente em momentos como esse que estamos vivenciando.


Portanto o planejamento estratégico e a gestão de processos são grandes aliados do empresário, ajudando a se adaptar a esse momento caótico que estamos vivenciando, mas acima de tudo, não podemos negligenciar as medidas de saúde impostas, pois quanto antes colocarmos em prática essas questões, mais rápido a economia voltará aos trilhos.


Fontes:

https://www.infomoney.com.br/negocios/apenas-10-das-medias-empresas-no-brasil-tem-planejamento-de-longo-prazo-revela-pesquisa/ https://valor.globo.com/brasil/noticia/2020/10/22/maioria-das-empresas-no-pais-nao-dura-10-anos-e-1-de-5-fecha-apos-1-ano.ghtml

Autor (a):
User Image

Thiago Farina

Engenheiro de Produção formado pelo curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente