O acolhimento na EAD

22/04/2021

De acordo com o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017, a Educação a Distância (EAD) é conceituada como uma modalidade educacional que deve possibilitar, dentre outros aspectos, o desenvolvimento de atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e em tempos diversos. Isto é, ao escolher um curso a distância os estudantes podem realizar as atividades propostas em qualquer lugar e a qualquer momento, desde que tenham acesso às tecnologias digitais de informação e comunicação, como o celular, o computador, dentre outras.

Apesar da flexibilidade existente na EAD, há instituições que atuam para que o estudante se sinta próximo, acolhido e pertencente ao local. Para isso, o aluno na EAD precisa ser compreendido diante de todas as complexidades do ser humano e as pessoas envolvidas com a sua aprendizagem devem atuar com respeito, empatia e preocupação, bem como estarem sempre próximas aos estudantes, com comunicação, orientações e interação diária, contribuindo, assim, para que cada um se sinta acolhido e motivado na sua jornada de aprendizagem, na contramão do que a palavra “distância” traz.

Além das práticas mencionadas, as instituições de ensino podem oferecer momentos síncronos (ao vivo) como as lives, que são tão comuns para entretenimento no contexto que vivenciamos atualmente. Com isso, os estudantes têm a oportunidade de estarem juntos, ao mesmo tempo, com professores, tutores e outros atores que fazem parte do curso.

Apesar da palavra “distância” fazer parte do nome dessa modalidade educacional, dependendo da instituição em que o futuro aluno optar por estudar, o termo irá se referir apenas a não necessidade de realizar seus estudos presencialmente, algo que permite que tantas pessoas tenham a oportunidade de estudar, conquistar um diploma e melhores oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, ao escolher um curso EAD, é preciso atenção aos valores que norteiam o trabalho desenvolvido pela instituição, que deve se basear no acolhimento, na colaboração e no foco em qualidade.

Autor (a):
User Image