Você sabe a diferença entre EAD e Remoto?

05/03/2021

Suas aulas estão sendo remotas ou EAD? Se essa fosse uma questão de prova valendo pontos, muitos alunos dos cursos de graduação presencial ficariam de exame por errarem na resposta.

Com a chegada da pandemia, em março de 2020, nosso dicionário foi ganhando algumas palavras que até então nunca tinha feito sentido no nosso dia a dia. Entre esses novos termos estão “aulas remotas”, “quarentena”, “lockdown” e outras. Vamos falar mais da primeira.

Aulas remotas são uma modalidade de ensino na qual os conteúdos são produzidos e disponibilizados online e sempre em tempo real (por tempo real você pode entender ao vivo, pontualmente no seu horário de aula). Ou seja, se suas aulas são às 19h, nesse horário haverá um professor ao vivo pela internet para lecionar o conteúdo, interagir com alunos e tirar dúvidas.

As aulas remotas são adotadas como uma medida emergencial quando as atividades presenciais precisam ser suspensas, são as melhores opções para tempos como este, da pandemia de coronavírus.

Por estarem em um ambiente virtual (Google Meet, Zoom e outros), as aulas remotas são constantemente confundidas com as aulas EAD (Educação a Distância).

Os cursos oferecidos EAD têm sua estrutura e metodologia pensados para garantir o ensino a distância e para isso foram desenhados para prestar atendimento, aplicar atividades, aulas e outras demandas em um ambiente de aprendizado, uma plataforma própria. Conta ainda com apoio de tutores e recursos tecnológicos que favorecem este tipo de ensino.

Outra diferença é que as aulas EAD, em sua maioria, são gravadas e ficam à disposição do aluno por um período, para que este encontre o melhor momento para participar.

Entre as aulas remotas e o EAD, não existe competição para saber qual modalidade é a melhor. O que existe é entender qual delas é a mais apropriada para você, sua realidade e seus objetivos.

Sejam em aulas remotas ou EAD, a Toledo Prudente não mede esforços para oferecer estrutura de qualidade, docentes qualificados e metodologias ativas capazes de fazer a jornada dos estudantes uma #SuperExperiência.

Agora que você já entendeu a diferença, eu volto a te perguntar: suas aulas são remotas ou EAD?

Lembre-se disso quando fizer o seu próximo post no Instagram ou Facebook e se marcar a gente com o @toledoprudente eu te conto se você acertou!

Autor (a):
User Image

Paulo Sereguetti

Supervisor de Comunicação e Marketing da Toledo Prudente Centro Universitário e discente no curso de Psicologia.