Opinião

O “novo normal” chegou: tendências de carreira

11/03/2021

Estamos passando por um longo período de incertezas e inseguranças, e agora o que esperamos de 2021, além do controle da pandemia, é poder recomeçar.

A crise desencadeada com a pandemia acelerou inúmeras tendências. Precisamos nos reinventar de muitas maneiras e sair da nossa zona de conforto em muitos aspectos.

O “novo normal” chegou... home office, videoconferências, flexibilização das jornadas. Fomos apresentados a uma realidade que ainda parecia distante para muitas pessoas e empresas. Tendências que deveriam acontecer ao longo de 5 anos, aconteceram praticamente do dia para a noite e se tornaram questão de sobrevivência para as empresas.

Não é possível antecipar como estará o mundo quando a pandemia da Covid-19 passar – mas os impactos da crise no mercado de trabalho já são históricos. É muito provável que os locais de trabalho mudem e, com ele, as habilidades que as empresas exigirão.  Por isso, independentemente da profissão, o profissional precisa estar em constante aprendizado, buscando novos conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades que serão fundamentais nos próximos anos, como autonomia e inteligência emocional, pensamento crítico, conhecimento em dados, criatividade e inovação, colaboração, habilidades digitais, adaptabilidade e flexibilidade.

No pós-pandemia, poderá ter uma oferta mais baixa de oportunidades, mas o caminho para conseguir uma colocação no mercado de trabalho continua sendo o mesmo: a qualificação. 

Em 2021, desenvolva competências que vão muito além de suas habilidades técnica, mas que o ajude a se reinventar e se readaptar em diferentes cenários.

Lembre-se, o desenvolvimento é constante e o aprendizado é permanente, portanto tenha clareza nos objetivos, identifique o que você precisa desenvolver, busque qualificação profissional e esteja preparado para quando a oportunidade aparecer.

Autor (a):
User Image

Fernanda de Lima Bagli

Mestre em Administração com especialização em Gestão de Pessoas e Gestão de Projetos. Supervisora de prática profissional da Empresa Junior Toledo, professora dos cursos de Negócios e tutora da EAD da Toledo Prudente Centro Universitário.