O contador

16/12/2021

Sabe aquela dúvida sobre qual curso de graduação escolher? Pois é, já passamos por isso também!

E quando anunciamos que o curso escolhido é Ciências Contábeis? Lá vem as indagações do tipo: “Você deve gostar bastante de matemática, né?!”

Você também pensa desta forma? Já ouviu, ou já disse isso para algum estudante de Ciências Contábeis ou contador? Sentimos lhe informar, mas nem só de “continha” o contador viverá! Vamos lhe explicar!

Acredita-se que a Ciência Contábil gira em torno de números e mais números, certo?

Errado não está! Porém, a Contabilidade vai muito além disso.

A Contabilidade não é uma ciência exata, mas sim uma ciência social, dado que ela tem por objeto estudar o patrimônio da empresa. O contador é o responsável por coletar a rotina de uma empresa, registar estes dados em um “diário” e transformá-los em relatórios, denominados “Demonstrações Contábeis”.

O objetivo do contador é apurar o resultado (lucro ou prejuízo) das entidades e munir o gestor de informações que sejam uteis ao processo de tomada de decisão. Podemos dizer que o contador é o “médico da empresa”, pois é ele quem revelará a saúde financeira e econômica da empresa.

E você sabe qual é o papel do contador e onde ele pode atuar?

Primeiramente, temos que esclarecer que, para atuar como contador, há de se cursar a graduação de Ciências Contábeis e, ainda, ser aprovado no exame de Suficiência realizado por nosso órgão de classe (Conselho Federal de Contabilidade). A área de atuação vai além do âmbito empresarial, o contador poderá atuar como consultor, concursado, auditor, auditor público, atuar no mercado de seguros, controladoria, perícia entre outros.

Bora desbravar esse universo com a gente?

Autor (a):
User Image

Alessandra Michelle Chagas Garcia e Luana Santos Mateo

Professoras do curso de Ciências Contábeis da Toledo Prudente Centro Universitário.