Opinião

Marketing de Nostalgia

18/11/2021

Percebemos que o final do ano chega, quando começamos a ver as luzes de Natal enfeitando as casas e também o comércio da cidade. Um clima mágico se instaura, literalmente. Eu, particularmente, adoro!


A respeito das ações de Marketing e Publicidade neste período temos diversos exemplos, que marcaram nossa infância e que ainda estão impactando a memória afetiva de muitas crianças. Um exemplo clássico disso foi a caravana da Coca Cola, que percorreu as ruas de Presidente Prudente, no último dia 9 de novembro. Me lembro que estava voltando de um de meus atendimentos como consultor e vi as ruas cheias de pais, mães, tios, avós e principalmente as crianças, com os olhos brilhando, cheios de expectativa para verem os grandes astros da noite: a chegada do Papai Noel e muita luz, distribuída em caminhões – que são verdadeiros carros alegóricos. Um misto de sentimentos nos enche neste momento, já que a marca também fez parte da minha infância (e da infância de muitos), quando percorria a cidade na década de 1990, distribuindo mini bolas de futebol. Você se lembra?


Mas não é apenas para as crianças que as marcas têm preparado um clima todo especial, mas também para os adultos, que estão esperando até o final do mês para fazer suas compras na Black Friday, seja no comércio local ou em diversos marketplaces (e-commerce, apps, redes sociais shopping, etc.).


Para dezembro, as expectativas continuam empolgantes, seja para o comércio e também para os profissionais e estudantes de Marketing e Publicidade. Sempre digo que o “marketing explodiu” (no bom sentido!), já que as empresas e marcas reconhecem cada vez mais sua importância no planejamento estratégico das organizações. Além disso, o potencial do Marketing Digital tem direcionado produtos e serviços cada vez mais elaborados e específicos para um target muito bem informado.


Eu diria que o Marketing se tornou um curinga, já que pode ser utilizado por qualquer profissional liberal e para a oferta de qualquer produto, valorizando assim a profissão do profissional de marketing e publicidade.


Para terminar este texto deixo um pouco de nostalgia. Cante baixinho comigo: “Quero ver você não chorar, não olhar pra trás nem se arrepender do que faz. Quero ver o amor vencer, mas se a dor nascer você resistir e sorrir. Se você pode ser assim, tão enorme assim eu vou crer. Que o Natal existe, que ninguém é triste, que no mundo há sempre amor. Bom Natal, um Feliz Natal, muito amor e paz pra você... pra você!”.

Autor (a):
User Image

Tarcísio Coelho

Tarcísio Duarte Coelho é publicitário, especialista em Design Gráfico, mestre em Administração de Empresas e professor dos cursos de Marketing, Marketing e Publicidade e Administração da Toledo Prudente Centro Universitário.