Opinião

Desafios na Arquitetura e Urbanismo

25/11/2021

Acredito ser de extrema importância que o aluno participe de concursos, ainda mais quando se trata de um curso como o de Arquitetura e Urbanismo, em que a relação do homem com o espaço será sempre a premissa maior na arte de projetar.


O ato de competir e disputar uma premiação contra outros alunos, torna o concurso sempre desafiador, a motivação de buscar a alta performance e materializar a melhor ideia, passa a ser a força motriz nesta extenuante, porém recompensadora jornada.


Existem algumas modalidades de concursos, aqui destaco aqueles em que o material é previamente enviado e posteriormente avaliado por uma banca de jurados. Este material geralmente é composto de memoriais e folhas de grandes formatos, em que toda a ideia central precisa ser demonstrada através de pequenos textos informativos, e principalmente com desenhos técnicos e vistas em 3D, neste ponto vale ressaltar  a importância da tecnologia de softwares, permitindo que essas cenas sejam praticamente a representação dos espaços finalizados.


Defender o projeto com a possibilidade do contato presencial com os jurados, sem dúvida nenhuma, é a modalidade mais empolgante de concurso, neste caso outros ingredientes serão acrescentados e entram em cena: saber vender o projeto, tendo uma boa e persuasiva oratória, e também poder esclarecer dúvidas e perguntas que os jurados terão a oportunidade de fazer.


Todo esse esmero em produzir belíssimos desenhos, sejam eles de caráter mais técnico ou mesmo didáticos para o público leigo, traz consigo uma carga inestimável de conhecimento. Consolidar o currículo ao incorporar esse material é fundamental para construção do famoso portfólio, pois temos a possibilidade de reunir projetos e demonstrarmos nossa capacidade em materializar ideias, criando um histórico que ateste nossa capacidade técnica de propor espaços com qualidade.


Podemos cravar, sem medo algum de errar, que a participação em concursos irá melhorar várias habilidades técnicas imprescindíveis para o futuro profissional. Presumo que estar no topo do pódio é gratificante e almejado pelos participantes, porém a certeza de agregar conhecimento, será sempre a melhor premiação.


Autor (a):
User Image

Luciano Katsumy Osako

Arquiteto e urbanista, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, especialista em Gestão de Projetos e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente Centro Universitário.