Opinião

O cliente como base da inteligência competitiva

27/08/2020

A pandemia, e todas suas consequências, provocaram mudanças nos clientes, produtos, processos, tecnologias entre outros que geraram incertezas para as empresas. Algumas inovações podem ter trazido ganhos - até surpreenderam - e outras não foram como o esperado. É um período de muito aprendizado e a dúvida que muitos gestores enfrentam é: qual estratégia seguir daqui para frente? 


Esta é uma decisão complexa, mas considerando a quantidade de dados e informações disponíveis hoje, é possível pensar em estratégias para auxiliar o gestor a tomar decisões que busquem a competitividade, mesmo mediante as incertezas. E como fazer isso?


A Inteligência de mercado é a área responsável por acompanhar o ambiente de negócios da empresa e obter dados e informações que possam impactar na sua performance e crescimento, destacando-se entre eles, concorrência, consumidores, economia, tendências, entre outros.


Neste momento é importante que as empresas evitem o achismo e invistam em diferentes fontes. Mas como primeiro passo, sugiro refletir sobre como o CONSUMIDOR pode ser uma fonte de inteligência empresarial. Para isso proponho quatro etapas:


1ª - Que resultados queremos melhorar na empresa? 


2ª – Que tipos de informações precisamos para gerar novas estratégias?  O que e onde o cliente tem comprado; Como ele avalia o produto e a marca; que tipos de publicações geram maior engajamento e vendas;


3ª - Que ferramentas podemos usar para obter informações? O canal de vendas e atendimento, as redes sociais e pesquisas de campo podem trazer informações valiosas sobre o perfil dos clientes, indicar tendências e avaliar da satisfação.


4ª - Como divulgar e usar essas informações? As informações são acessíveis para a equipe? A equipe tem usado as informações para melhorar a performance do seu negócio? Temos insights para novos produtos, serviços e divulgações? Temos promovido melhorias e identificado novas estratégias?


Olhar para fora da empresa e manter-se atento às informações é o caminho para melhorar processos, ganhar competitividade e se destacar. Invista e torne seu cliente no seu maior aliado.


Autor (a):
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Carolina Fernandes

Professora dos cursos de Negócios da Toledo Prudente Centro Universitário