Opinião

Inovação em Processos: o momento é agora!

18/08/2020

Como já é do conhecimento de todos, a sociedade vem enfrentando, ao longo desse ano, a maior pandemia desde a gripe espanhola do começo do século XX. No Brasil, já são quase 6 meses desde o primeiro caso confirmado de Covid-19 e de lá para cá o número de casos e vítimas fatais só tem aumentado. 


Assim como a população, a economia foi enormemente afetada pela pandemia. Em um ambiente onde pessoas correm risco de vida, de perderem seus empregos, ou até mesmo se encontram impossibilitadas de trabalharem, buscam “enxugar” ao máximo seus gastos e com isso as organizações deixam de lucrar, por não concretizarem as vendas esperadas, gerando um cenário desesperador.


Diante desse panorama, quase todas as empresas tiveram que escolher entre duas opções: realizavam mudanças ou sucumbiam diante a crise. Nesse momento surge um grande desafio, pois são poucos os indivíduos que conseguem ser verdadeiramente resilientes. Querendo ou não, tiveram que propor mudanças, as quais, em diversas outras ocasiões, jamais colocariam em prática, como por exemplo: Delivery de produtos, adequar boa parte dos colaboradores em trabalho remoto, encontros por chamadas de vídeo e diversas outras práticas que se tornaram comuns na pandemia.


Independente da mudança provocada em cada organização, todas elas tiveram um ponto em comum: adaptação dos seus processos ao momento atual. Qualquer negócio pode possuir uma ótima estratégia, porém tudo isso pode ser perdido se seus processos não gerarem ações inovadoras e efetivas para determinado ambiente ou época que a empresa se encontra.


Portanto, cabe aos gestores e colaboradores de cada organização recorrerem a processos que sejam sempre efetivos e otimizados, para que consigam, com o menor custo possível, ultrapassar a crise do novo coronavírus e se consolidar como uma empresa próspera no futuro, pois, como não sabemos por quanto tempo essa pandemia ainda perdurará, o momento de inovar em processos empresariais é agora!


Autor (a):
User Image

Thiago Farina

Engenheiro de Produção formado pelo curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente