A importância do tutor na EAD

05/08/2020

Caminhando pelas ruas, provavelmente você já observou locais oferecendo cursos na modalidade a distância, a conhecida EAD (Educação a Distância). Diante de uma realidade em que as pessoas trabalham cada vez mais e tem rotinas menos estruturadas, a EAD tem crescido e viabilizado o acesso a um diploma de ensino superior e, quando é uma educação de qualidade, proporcionado novas e melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Ao falar de qualidade na EAD, são diversos os pontos que merecem atenção, entre eles, a credibilidade da instituição e a sua infraestrutura, o corpo docente, a proposta do curso e um profissional que acompanha o estudante em todo o seu percurso no curso: o tutor.

Há instituições que concebem o tutor como um profissional de caráter técnico, que está disponível apenas para solucionar dúvidas relacionadas ao ambiente virtual de aprendizagem e para tarefas burocráticas, precisando atender centenas de estudantes, fazendo com que se sintam sozinhos no curso e, muitas vezes, desistam.

Porém, é necessário compreender o tutor como o principal elo entre os estudantes e a proposta pedagógica do curso. Esse profissional deve atuar no acompanhamento pedagógico dos estudantes, oferecendo-lhes caminhos para que a aprendizagem seja possível e feedbacks formativos que possibilitem a reflexão e a construção de novos conhecimentos.

O tutor, que atua com base nessa perspectiva, considera e valoriza as diferenças existentes entre os estudantes, e, diante disso, desenvolve ações articuladas que possibilitam a permanência e a aprendizagem de todos. Nesse cenário, a interação é constante, e o estudante se sente acompanhado, valorizado e pertencente à instituição.

Para atuar, além de formação adequada para as suas atribuições e habilidades que envolvem a tutoria, é essencial que esse profissional, assim como todos os outros, tenha competências humanas, como a empatia e o respeito.

Por isso, ao escolher um curso a distância, é preciso atenção aos valores e a estrutura da instituição, bem como a equipe que acompanhará os estudantes nos seus estudos.

Autor (a):
User Image