Opinião

Resiliência em época de Covid-19

13/04/2020

Você parou para pensar o que mudou em sua vida nestes últimos dias? Se a resposta for “nada”, existe algo errado com você.

As pessoas relatam, a todo instante, que a vida mudou e que parece que nada voltará a ser como antes. Será mesmo?

Vivemos algo inédito. Um vírus chegou e nos deixou sem saber como prosseguir. Diante das incertezas é preciso nos adaptar. Será necessário viver a experiência em quase todas as áreas das nossas vidas, sem precedentes anteriores, o que pode nos deixar, sim, ansiosos.

Então, o que de melhor temos a fazer?

A resposta é entender o que ocorre, tendo consciência de que não podemos mudar a situação externa, mas podemos mudar a nossa situação interna, através da percepção da história atual.

Compreendido isto, é o momento de nos adaptarmos e encontrarmos alternativas, favorecendo as atividades, o cotidiano e a nossa própria vida. Fácil? Nem sempre, porém possível e saudável.

Nunca o conceito de “resiliência” esteve tão em alta. Diante do que nos tira da zona de conforto, estamos superando desafios e encontrando meios de adaptação para vivermos o desconhecido.

Resiliência é a “capacidade que um indivíduo ou uma população apresenta, após momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação”.

O conceito afirma que temos esta capacidade, então, o que estamos esperando para colocarmos em prática?

Por exemplo, se a aula for online com transmissão ao vivo, seja resiliente e encontre conexões suficientes para a aprendizagem real. Segundo os alunos, eles já encontraram pontos positivos nessa nova metodologia, como: maior proximidade com o professor, sentimento de exclusividade, redução da timidez devido aos chats, aulas gravadas, a não necessidade de viajar por horas até a faculdade, entre outros.

Se as reuniões com amigos não puderem acontecer, seja resiliente e use a criatividade. As lives, chamadas de vídeo, grupos de WhatsApp, são bons exemplos.

O trabalho é home office? Seja resiliente e aprenda novas ferramentas, aproximando-se da tecnologia. Aproveite a proatividade, flexibilidade e oportunidades de crescimento que ele exige.

Sobrou tempo? Leia um livro, pratique culinária, ligue para um parente, faça meditação.

Não sabe como ficar em isolamento social? Seja resiliente e faça algo que nunca fez, como organizar gavetas, limpar, cuidar das plantas, enfim, inove.

O fato é que estamos mudando, nos reinventando e começando a encontrar graça no que antes só enxergávamos a negatividade.

O momento é agora. Seja resiliente!

Autor (a):
User Image

Neuza Gibim

Psicopedagoga, mestre em Educação e Psicopedagogia, responsável pelo programa de Apoio Psicopedagógico da Toledo Prudente.