Opinião

O novo normal e os novos desafios para a gestão

02/12/2020

Atualmente, muitas empresas têm se dedicado a gerenciar os impactos causados pela Covid-19 e é neste contexto que o novo normal se insere nas organizações e apresenta novos desafios para a gestão.  Dentre as consequências, podemos destacar a consolidação de novos modelos de negócios, novos espaços de trabalho, novas práticas de liderança, novos hábitos de consumo e a necessidade de repensar práticas de gestão que não fazem mais sentido.


Antes de implementar novas práticas de gestão é importante diagnosticar qual a situação da empresa, identificar os impactos da pandemia e avaliar quais práticas funcionam e quais deixaram de ser eficazes. Após este processo é possível pensar em modelos de gestão adequados às atuais necessidades de cada negócio.


Os desafios para a gestão não estão apenas articulados à crise gerada pela pandemia, mas se relacionam com as características do mundo que vivemos, denominado por muitos autores como mundo VUCA, retratado pela velocidade em que as mudanças acontecem; incerto pela quantidade de dados e informações que transitam nas organizações;  complexo pela quantidade de informações que precisam ser analisadas diariamente e ambíguo, já que nos deparamos com diversas possibilidades na tomada de decisões, por isso, as escolhas devem ser feitas de forma consciente.


Este contexto associado à pandemia traz a necessidade de mudanças na concepção da gestão acompanhada do pensamento ágil.


O pensamento ágil na gestão nas empresas requer uma valorização na relação das pessoas dentro e fora das organizações. A implementação de tecnologias que possibilitem tornar alguns processos mais eficientes e foco no cliente, por isso, é necessário manter-se próximo e responder de forma ágil às mudanças no ambiente de negócios.


É importante lembrar que neste novo normal a tecnologia tem possibilitado que as empresas respondam de forma rápida às necessidades do mercado, mas, as relações continuam sendo humanizadas, por isso, o foco no cliente e ter uma rede apoio para os colaboradores são muito importantes para garantir a qualidade nas relações. 

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Cíntia Evangelista

Coordenadora do curso de Administração da Toledo Prudente