Opinião
O novo normal e os novos desafios para a gestão
02/12/2020
Atualmente, muitas empresas têm se dedicado a gerenciar os impactos causados pela Covid-19 e é neste contexto que o novo normal se insere nas organizações e apresenta novos desafios para a gestão. Dentre as consequências, podemos destacar a consolidação de novos modelos de negócios, novos espaços de trabalho, novas práticas de liderança, novos hábitos de consumo e a necessidade de repensar práticas de gestão que não fazem mais sentido.
Antes de implementar novas práticas de gestão é importante diagnosticar qual a situação da empresa, identificar os impactos da pandemia e avaliar quais práticas funcionam e quais deixaram de ser eficazes. Após este processo é possível pensar em modelos de gestão adequados às atuais necessidades de cada negócio.
Os desafios para a gestão não estão apenas articulados à crise gerada pela pandemia, mas se relacionam com as características do mundo que vivemos, denominado por muitos autores como mundo VUCA, retratado pela velocidade em que as mudanças acontecem; incerto pela quantidade de dados e informações que transitam nas organizações; complexo pela quantidade de informações que precisam ser analisadas diariamente e ambíguo, já que nos deparamos com diversas possibilidades na tomada de decisões, por isso, as escolhas devem ser feitas de forma consciente.
Este contexto associado à pandemia traz a necessidade de mudanças na concepção da gestão acompanhada do pensamento ágil.
O pensamento ágil na gestão nas empresas requer uma valorização na relação das pessoas dentro e fora das organizações. A implementação de tecnologias que possibilitem tornar alguns processos mais eficientes e foco no cliente, por isso, é necessário manter-se próximo e responder de forma ágil às mudanças no ambiente de negócios.
É importante lembrar
que neste novo normal a tecnologia tem possibilitado que as empresas respondam
de forma rápida às necessidades do mercado, mas, as relações continuam sendo
humanizadas, por isso, o foco no cliente e ter uma rede apoio para os
colaboradores são muito importantes para garantir a qualidade nas relações.
Autor (a):
Cíntia Evangelista
Coordenadora do curso de Administração da Toledo Prudente