Opinião

A contribuição da ferramenta 8 S’s para a implementação de práticas sustentáveis nas organizações

16/12/2020

Atualmente, muito vem sendo discutido a respeito da implementação de práticas sustentáveis nas organizações, com isso, é importante ressaltar que a sustentabilidade visa estabelecer um equilíbrio entre os recursos que a natureza pode oferecer e os limites de consumo. 


Segundo Dias (2015), o desenvolvimento sustentável se refere a` integração de questões econômicas, sociais e ambientais, de tal modo que as atividades de produção de bens e serviços devem preservar a diversidade, respeitar a integridade dos ecossistemas, diminuindo sua vulnerabilidade, e procurar compatibilizar os ritmos de renovação dos recursos naturais com os de extração necessários para o funcionamento do sistema econômico.


Neste contexto, quando uma empresa atua de forma sustentável no consumo dos recursos naturais ela se torna responsável de um ponto de vista econômico, social e ambiental e isso reflete nas relações com seus fornecedores, clientes e sociedade. 


Atualmente, a adoção de práticas sustentáveis tem se tornado prática visível, tendo em vista a escassez dos recursos naturais e as mudanças de comportamento dos consumidores.  Com isso, tem sido cada vez mais comum que as organizações implementem ferramentas que possibilitem seu crescimento de forma sustentável, dentre estas ferramentas vale citar a ferramenta 8S’s. 


A ferramenta 8 S’s é frequentemente utilizada na gestão pela qualidade, tem como premissa 8 sensos. São eles: 

1. Senso de determinação e união: estabelece a participação e comprometimento da alta administração, em união de todos os colaboradores da empresa. 

2. Senso de capacitação, educação e treinamento: diz respeito ao treinamento, educação e crescimento pessoal dos colaboradores. 

3. Senso de Utilização: prega o uso somente dos itens necessários para o trabalho, o que é desnecessário é descartado ou realocado, evitando o desperdício e a má utilização, disponibilizando o que for necessário na quantidade certa.

4. Senso de Ordenação: prega que os itens sejam dispostos e guardados de forma que o essencial tenha uma fácil obtenção para a equipe, visando a segurança e velocidade no acesso desses itens. 

5. Senso de Limpeza: compromisso assumido pelos colaboradores da empresa de responsabilidade pela limpeza do ambiente. 

6. Senso de Saúde: tem como objetivo manter o ambiente agradável, limpo e seguro por meio da aplicação dos Sensos anteriores. 

7. Senso de Autodisciplina: está relacionado com a compreensão e mobilização de todos os colaboradores para seguir as normas e procedimentos da aplicação do 8S. 

8. Senso de Economia e Combate ao Desperdício: visa a eliminação dos desperdícios e dos gastos desnecessários da empresa. 


É possível concluir que a implantação do programa 8S’s no ambiente organizacional traz inúmeras mudanças e melhorias, tanto para o aumento da eficiência, como para a implantação de práticas sustentáveis, representando impactos positivos no que diz respeito à eficiência econômica como para garantir que as atividades empresariais estejam adequadas às necessidades do mercado no que diz respeito aos aspectos ambientais. 


REFERÊNCIAS: 

Dias, Reinaldo. Sustentabilidade: origem e fundamentos; educação e governança global; modelo de desenvolvimento / Reinaldo Dias. -- São Paulo: Atlas, 2015. 

UNIFEI JR. Metodologia 8S: conceito, implementação e benefícios. Disponível em: < https://unifeijr.com.br/inicio/2017/06/06/8s/>. Acesso em: 07 de dez de 2020.


Autor (a):
User Image

Jean Carlo Monteiro Costa

Aluno do curso de Administração da Toledo Prudente