Opinião

O curso de Direito e sua força atrativa

18/11/2020

O curso superior de Direito nunca perde o seu relevo no cenário nacional. Seja por proporcionar uma qualificação diferenciada àquela pessoa que se dedica nessa formação, seja em virtude do notório leque de oportunidades profissionais e acadêmicas geradas a partir do bacharelado.

A dúvida de muitas pessoas em qual curso superior ingressar, especialmente dos jovens recém-formados no ensino médio, é também sentimento fomentador para a escolha do curso de Direito. Porém, não raras as vezes estará presente um dos fatores cruciais anteriormente apontados, ainda que implicitamente na vontade dos familiares que incentivam a opção ou até mesmo do próprio futuro aluno. Decerto, recomenda-se cursar a faculdade de Direito em uma instituição de ensino estruturada e reconhecida pelo MEC.

Sua vertente em humanas, remete o tato inevitável com pessoas e a partir disso para com seus direitos que se encontram arraigados em sua esfera de interesses. Aquele que se dedica 5 anos, aparentemente longos (mas nem tanto) depara-se com uma diversidade de carreiras a serem seguidas. A advocacia é uma delas. Indispensável à administração da justiça, trata-se de uma atividade encantadora, na qual aquele que sempre quis ajudar pessoas, realizar-se-á.

Os concursos públicos são igualmente uma ótima escolha. Sobretudo aqueles direcionados a cargos de relevância como juiz, promotor, defensor público, dentre outros. Agraciados pela garantia da estabilidade, permitindo um planejamento profissional e de vida.

Por fim, não menos importante, tem-se a carreira acadêmica, em que as pesquisas sobre diversos assuntos se tornam cada vez mais interessantes e importantes para a evolução da ciência jurídica como um todo. Acobertando a iniciação cientifica e docência, culminando nas titulações de especialista, mestre, doutor e pós-doutor.

De fato, o direito é encantador, não somente por estar sempre em ascensão no mercado, proporcionar bons salários e prestígio, mas, principalmente por modificar vidas para melhor, em especial daqueles que se dedicam a seguir no mundo jurídico. 

Autor (a):
User Image

João Pedro Brigatto Wehbe

Advogado, pesquisador, pós-graduando em Direito Civil e Processo Civil e professor auxiliar no curso de Direito da Toledo Prudente Centro Universitário.