Marcas com opinião

24/03/2023

Inicialmente, as marcas tinham a função de identificar bens e serviços e diferenciá-los dos concorrentes, como caracteriza o grande guru do marketing Philip Kotler. Mas você já deve ter notado que, atualmente, o papel das marcas vai muito além de um logo exposto na embalagem para distinguir sua origem.

Não é de hoje que o consumidor deixou de ser um agente passivo em seu contato com empresas e marcas (ainda bem!), e passou a ser peça fundamental nesta relação, levantando opiniões, causas e feedbacks relevantes.

Neste contexto, é inegável que as redes sociais têm se mostrado como meios essenciais para que o microfone chegue até o grande público, já que cada vez mais a troca entre marcas e clientes ocorre principalmente dentro desta arena.

O acesso ao Instagram, Tik Tok, ou qualquer outra plataforma, proporciona diálogos e interações, deixando claro que as marcas precisam assumir de forma autêntica sua identidade e personalidade, afinal, ninguém quer conversar com robôs isentos de expressão ou sentimento.

Um caso recente de como esta posição vem sendo ocupada pelas empresas é a campanha #TurnYourBack, da marca de cuidados pessoais Dove. A iniciativa foi lançada justamente em 08 de março, Dia Internacional da Mulher, e busca incentivar os usuários de redes sociais a “virarem as costas" (na tradução literal do nome da campanha) para os filtros que modificam seus rostos e aparência.

O posicionamento escolhido foi assertivo e fortemente ligado ao principal público da Dove: mulheres e jovens. Um estudo realizado pela Academia Americana de Cirurgiões Plásticos, em 2017, apontou que 55% das buscas por rinoplastias eram justificadas pelo desejo de sair melhor em selfies. Outra pesquisa, também nos Estados Unidos, mostrou que 50% das meninas entrevistadas não se acham bonitas em fotos sem edição e 60% sentem-se incomodadas por não serem iguais às suas versões digitais. A Dove conseguiu movimentar influenciadores e consumidoras nesta causa, dando foco ao tema com sensatez e reforçando sua missão em fomentar a real beleza das mulheres.

Participar desta mudança e evolução de papéis é um desafio que envolve muita responsabilidade, apoio de bons profissionais de marketing, mas também traz grandes oportunidades de diferenciação. Vai além de escolher uma bandeira e defendê-la uma vez ao ano. Requer um olhar dedicado ao seu público, à sociedade e muita clareza de seus objetivos e propósitos enquanto empresa. Está longe de ser simples, mas o resultado é o engajamento genuíno das pessoas, que vai além das telas.

Hora de pensar qual marca a sua marca quer deixar para o mundo!

Autor (a):
User Image

Letícia Santos

Professora nos cursos de Negócios da Toledo Prudente e atua com Marketing de Produto.