Opinião

Tecnologia e Inovação mantendo o espírito de Natal

16/12/2020

Desde março de 2020, estamos vivendo um momento muito delicado em razão da pandemia da Covid-19 e o, consequentemente, isolamento social. Tradições foram afetadas, o convívio foi alterado e as rotinas foram transformadas. Estamos mais próximos do digital e algumas ferramentas tecnológicas ganharam espaço no meio social e profissional.

 

Houve e ainda está acontecendo um grande esforço para adaptação às novas condicionantes. Shows, eventos sociais e outras cerimônias agora são realizados online ou no modelo de Drive-Thru. Se antes o smartphone e internet faziam parte de nossas vidas, agora eles são mais importantes do que acessórios.

 

Toda a transformação acelerou o processo de readequação digital. Oportunidades foram criadas para aqueles que se adaptaram, mas, infelizmente, muitos ficaram para trás. A soma dessas circunstâncias criou um ambiente propício para o desenvolvimento de inovações. Nunca houve um aumento tão exponencial no empreendedorismo. Novos negócios estão surgindo, novas oportunidades sendo aproveitadas, novas vidas sendo transformadas. O brasileiro tem uma característica muito importante de criatividade e resiliência frente ao panorama negativo que nos acompanha, porém agora, percebemos que essa característica pode ser um motor para impulsionar a renovação e os nossos próximos passos.

 

Estamos nos aproximando de uma época que toca e transforma o coração das pessoas. Já passamos por muitos momentos difíceis e estamos cientes de que ainda estamos nesse processo. Então, por que não utilizar tudo o que já aprendemos para manter o espírito de Natal vivo em nossos corações? Por que não usar a criatividade para manter a família unida mesmo que a distância seja uma barreira? Por que não encontrar formas de fazer um sorriso ser tão marcante como um abraço? Por que não continuar se apropriando da tecnologia para continuar derrubando barreiras? Permita que o espírito de Natal permaneça vivo em seu coração, cada momento é único e planejado especialmente para você. Que a tecnologia, a inovação e a criatividade nos permita enxergar oportunidades que não conseguimos ver de outra forma, afinal, Natal é tempo de refletir e recomeçar para uma intensa e inédita jornada.

Autor (a):
User Image

Alisson Fernando Coelho do Carmo

graduado em Ciência da Computação, doutor em Ciências Cartográficas e coordenador e mentor das Trilhas TIE - Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo da Toledo Prudente Centro Universitário.