COZINHA ITALIANA

Workshop prático ensina as principais técnicas do risoto

Entusiastas da cozinha podem se inscrever; vagas limitadas.

Laís Ernesto

06/06/2023

Um clássico da culinária italiana: o risoto. O prato, que pode ser feito com diferentes ingredientes, surpreende pelo sabor e conquistou o paladar dos brasileiros. Se você tem interesse em conhecer as técnicas de risotos e surpreender seus convidados, a Educação Continuada, em parceria com o curso de Gastronomia da Toledo Prudente, promove o “Workshop Cozinha Italiana: Risotos”. 


O curso será realizado no dia 05 de julho, na Cozinha de Marlene, com o Chef Junior Shiniti Tomishima. O investimento é de 3x de R$ 70, que pode ser parcelado no cartão. É preciso se inscrever por meio do link. 


Quero participar! 


Você aprenderá técnicas necessárias para se fazer um risoto, desde o pré-preparo, fundo, cortes, cocção dos ingredientes, montagem e finalização. Além de agregar conhecimento em relação à história do prato, tipos de arroz, tipos de fundo, e variações de risotos possíveis através da receita base. 


E claro, você vai colocar a mão na massa e poderá saborear os pratos produzidos no Workshop pelo Chef e participantes. 


Conteúdo do Workshop: 

- História do risoto e os tipos de arroz; 

- Técnicas bases para fazer um risoto; 

- Caldo de Legumes; 

- Produção dos seguintes risotos: Risoto de Tilápia; Risoto Cogumelo com Escalope de Filé Mignon; Risoto de Abóbora com Camarão; Risoto de Costela; Risoto Palmito com Escalope de Filé. 


O Chef Junior Shiniti Tomishima é proprietário do Sensory Bistro. Formado em Gastronomia. Especializado em Cozinha Italiana. 


História do Risoto 

Você sabia que a palavra risoto, do italiano “risotto” significa “pequeno grão”? O prato surgiu, segundo alguns historiadores, no norte da Itália e sua história é conhecida como “o acidente culinário”. A receita original, como se conhece hoje, foi criada em cerca de XVI, quando Valério di Fiandra, que além de ser conhecido pelas suas obras de artes, se destacava na gastronomia italiana, deixou cair acidentalmente na panela uma quantidade de açafrão. Após o jantar, o “acidente” na cozinha teve uma ótima aceitação e recebeu vários elogios. Nascia naquele momento o Risoto alla Milanese (Risoto à milanesa).