MAS E A SAÚDE MENTAL?

Roda de conversa discute sobre a luta antimanicomial e os processos de desinstitucionalização

Evento é promovido pelos cursos de Psicologia e de Direito da Toledo Prudente, em parceria com a Diretoria Regional de Saúde de Presidente Prudente.

Laís Ernesto

05/05/2023

Os cursos de Psicologia e de Direito da Toledo Prudente, em parceria com a Diretoria Regional de Saúde de Presidente Prudente, realizam, no próximo dia 16, às 19h, a Roda de Conversa “Mas e a saúde mental? Reflexões sobre a luta antimanicomial e os processos de desinstitucionalização”. O evento é aberto aos alunos de Psicologia e Direito do Centro Universitário. 


Quero participar!


Para discutir o tema, os convidados são a nutricionista, Marcia Helena Bissoli Guadanucci, e o professor do curso de Direito, Lucas Octávio Noya dos Santos. 


De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Toledo Prudente, Mariana Hauser de Castilho, o evento tratará de temas como a luta antimanicomial e processos de desinstitucionalização na região de Presidente Prudente, a humanização do atendimento à saúde, os direitos humanos e saúde mental, por meio do caso Damião Ximenes Lopes x Brasil, na Corte Interamericana de Direitos Humanos. 


“A Roda de Conversa tem o objetivo de contribuir para a reflexão sobre a necessidade permanente de se pensar a saúde mental de maneira integral e humanizada, ampliando a possibilidade de intervenções que promovam a prevenção e o tratamento de quadros de sofrimento psíquico”, explana. 


“O sofrimento e adoecimento psíquico estão cada vez mais presentes no cotidiano das famílias, escolas e instituições. Diante disso, precisamos cada vez mais pensar as formas de acolhimento e tratamento que contemplem a complexidade das necessidades humanas de maneira científica, ética e responsável”, continua a coordenadora.

 

Conheça os palestrantes 

Marcia Helena Bissoli Guadanucci é nutricionista, formada pela PUC-Campinas, tem curso intensivo de Saúde Pública, Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde. 

 

Lucas Octávio Noya dos Santos é doutorando e mestre em ciências jurídicas, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. É professor dos cursos de Direito e Marketing e Publicidade e coordenador de Mobilidade e Competições.