PRÁTICA JURÍDICA

Direito da Toledo Prudente promove Júri Simulado sobre o caso “Johnny Depp”

O evento é aberto para graduandos de Direito e estudantes do Ensino Médio que desejam compor o júri popular.

Julhia Marqueti

05/05/2023

O tradicional Júri Simulado já tem data para acontecer em 2023! No dia 30 de maio, às 19h, o curso de Direito da Toledo Prudente promove o evento que tem como objetivo aproximar estudantes do Ensino Médio e interessados na área.

Os estudantes das escolas públicas ou particulares que se interessarem em participar, integrarão o júri popular. Ou seja, serão os responsáveis para dar o veredito ao caso. Vale destacar que devem se inscrever, tanto os estudantes do Centro Universitário quanto os alunos do Ensino Médio.

Inscrevam-se aqui, alunos do Ensino Médio

Inscrevam-se aqui, graduandos da Toledo Prudente

Nesta edição, o caso que envolve Amber Heard e Johnny Depp, será o tema. A atividade terá como foco trabalhar as habilidades e competências essenciais ao operador do Direito, tais como oratória, pesquisa na literatura jurídica, jurisprudência e legislação e raciocínio lógico-jurídico.

A escolha do caso que deu origem ao tema, segundo o professor de Direito da Toledo Prudente, Lucas Octávio Noya, foi a possibilidade de diversos assuntos serem abordados.

“O caso é envolto em uma temática muito atual e que, guardadas as devidas proporções, também envolve a temática da violência contra a mulher, aspectos do cancelamento e até onde o direito penal pode interferir na vida do indivíduo”, explica.

Além de todos esses motivos, o professor também destaca que o caso pode ser usado para uma finalidade acadêmica, como é o caso do Júri Simulado.

“Como a atividade tem uma finalidade acadêmico pedagógico, eu escolhi este caso por ter algum aspecto de realidade, porém que também resguarde certa equidistância dos alunos e de quem fará o julgamento”, finaliza.

Sobre o caso

Johnny Depp e Amber Heard ficaram juntos de 2011 até 2016, sendo 4 anos de namoro (2011 – 2015) e um de casado (2015 – 2016). Em 2016, o casal se divorciou e, na ocasião, a atriz fez o pedido de restrição contra Depp, acusando-o de violência. O divórcio aconteceu oficialmente em 2017.

No ano seguinte, o tabloide britânico The Sun publicou um artigo chamando Depp de "agressor de esposas". A publicaçãoresultou em um processo contra a News Group Newspaper (NGN), por parte do ator, para a empresa proprietária do The Sun.

Pouco tempo após, a atriz publicou um artigo de opinião no The Washington Post, onde descrevia experiências de violência doméstica e sexual. Apesar de não citar Depp, a coluna foi o ponta pé ao processo de discriminação contra a atriz, em 2019.

No ano seguinte, o ex-casal se reuniu no tribunal para o julgamento contra o tabloide The Sun. O julgamento aconteceu em 16 dias e, ao fim, o grupo de mídia foi favorecido.

Já o julgamento do processo de Depp contra Heard, que estava previsto para acontecer em 2019, iniciou em 2022, por conta da pandemia de Covid-19. Ao longo de seis semanas, tanto o ator quanto a atriz apresentaram evidências de agressões e ambos alegaram que foram vítimas um do outro em questões de violência física, abuso sexual, psicológico e outros.

Ao fim, o veredito final favoreceu Johnny Depp.