Inclusão e conscientização

“Diversidade e gênero nas organizações” será tema de palestra na Toledo Prudente

O evento abordará a importância do desenvolvimento de políticas e práticas de inclusão e será ministrado pelas professoras Juliene Aglio e Carla Destro.

Julhia Marqueti

06/04/2023

No dia 25 de abril, a área de Negócios e Tecnologia da Toledo Prudente realizará a palestra “Diversidade e gênero nas organizações: importância do desenvolvimento de políticas e práticas de inclusão”. Aberta para todos os alunos da instituição, o evento acontecerá das 17h30 às 19h.

INSCREVA-SE

De forma online, o bate-papo será ministrado pelas professoras Juliene Aglio Oliveira Parrão e Carla Ferreira Destro. Ambas terão como foco a discutição sobre a necessidade do desenvolvimento de políticas e práticas de inclusão nas organizações.

Segundo Juliene Aglio, o assunto abordado se faz urgente e necessário, visto que ainda é facilmente encontrado disparidade entre gêneros nas empresas.

“Atualmente, a taxa de desemprego de mulheres no Brasil chega a 17%, enquanto a de homens está em cerca de 11%, de acordo com estudos feitos pelo IBGE. E com os impactos da pandemia, mais da metade da população feminina ficou de fora do mercado de trabalho”, destaca.

Complementando o pensamento da professora, Carla Destro enfatiza as vantagens que as empresas adquirem ao tratar o assunto de forma séria, ampliando o espaço para debates, opiniões e visões de mundo.

“As interações entre realidades diversas, como por exemplo gênero, sexualidade, nacionalidade, religião, reflete na produtividade, na diminuição de rotatividade dos funcionários e no crescimento da empresa”, explica.

Pontos que serão abordados

Ainda falando sobre disparidade entre gêneros nas empresas, para Juliene Aglio, há dois fatores que merecem ser apontados no dia da palestra, sendo eles: a questão salarial e os cargos de liderança.

“Em um estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostra que as mulheres recebem 79,5% do salário dos homens, onde a média salarial mensal das mulheres é de R$ 2.050,00 e a dos homens equivale a R$ 2.579,00”, explica.

Além disso, de acordo com a pesquisa Women in Business: Do plano de ação à prática, de Grant Thornton, as mulheres ocuparam apenas 29% dos cargos de liderança.

“A questão não é só entender os números e reafirmar que a desigualdade de gênero existe. A proposta e pensar em estratégias e entender também o contexto social e histórico que estamos inseridos”, enfatiza Juliene Aglio.

O papel da Toledo Prudente na conscientização

Sempre pensando na inclusão de todos, um dos papéis da Toledo Prudente é conscientizar não apenas seus egressos como também todos aqueles que fazem parte do dia a dia da instituição.

Para Carla Destro, a instituição vem fazendo o seu papel da melhor forma.

“O aluno precisa compreender a importância do respeito e da tolerância. É papel da Toledo Prudente levar ao aluno informações importantes sobre a necessidade de se exercer a empatia e as vantagens de se atuar em um ambiente com pluralidade de ideias. Tais comportamentos e valores são novas exigências do mercado de trabalho, que se importa cada vez mais com a responsabilidade social das instituições”, finaliza a professora.

Sobre as palestrantes

Juliene Aglio Oliveira Parrão é Doutora em Serviço Social pela PUC/SP, possui mestrado em Serviço Social, pela Universidade Estadual de Londrina e é professora do curso de Gestão de Recursos Humanos e também de Negócios, na Toledo Prudente.

Ainda na instituição, foi coordenadora de iniciação científica até 2021. É membro do conselho editorial da Revista Intertemas e da Revista Intertemas Eletrônica, professora convidada da pós-graduação Gestão do Trabalho com famílias da Toledo Prudente, membro do comitê de ética e professora Convidada da Pós-graduação Proteção Social: A Seguridade Social no Brasil na Universidade Estadual do Paraná.

Possui experiência na área de Gestão Social, avaliação e monitoramento, atuando principalmente no seguinte tema: desenvolvimento estado, gestão social, comportamento organizacional e gestão de pessoas. Sócia proprietária da empresa Multiplicando- treinamentos e consultoria na área de gestão de pessoas e processos.

Carla Roberta Ferreira Destro é doutoranda em Ciências Jurídicas pela UENP, Mestre em Ciências Jurídicas, possui Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil pela Toledo Prudente. É graduada em Direito pela Toledo Prudente e possui aperfeiçoamento em Compliance pela FGV.

A advogada, atualmente é coordenadora de Pesquisa e Extensão na Toledo Prudente, sendo também professora no curso de Direito e Tutora dos Cursos de Pós-Graduação EAD (Civil e Penal). Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos e Pessoa com Deficiência. Editora da Revista Intertemas e autora do livro: Pessoa com Deficiência: Direito à Acessibilidade, Cidadania e Inclusão à Luz da Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth.