EXPECTATIVAS SUPERADAS

Alunos da Toledo Prudente retornam de viagem com a sensação de visão ampliada sobre o curso

Pedro Lucas e Davi Oliveira relatam as visitas técnicas que foram vivenciadas nos últimos dias na fábrica da Ypê e Ambev.

Julhia Marqueti

20/04/2023

Dizem que voltar para casa após uma viagem cansativa é sempre a melhor parte. Mas e quando a viagem foi tão interessante? Como faz? A memória voltou repleta de bons momentos e muito aprendizado que vão acompanhar esses estudantes para sempre.

Para os alunos de Engenharia de Produção da Toledo Prudente, Pedro Lucas Oliveira e Davi Oliveira, o que restou foi a vontade de “quero mais”.

Ambos retornaram de São Paulo no último fim de semana. Do dia 13 ao dia 16, eles e um grupo de alunos do curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente tiveram a oportunidade de conhecer a fundo os fluxos e processos   de algumas fábricas, como a do Detergentes Ypê e da Ambev. Além disso, puderam visitar pelo MASP (Museu de Arte de São Paulo) e também pelo Parque Ibirapuera.

Com o foco em aprender muito nas visitas técnicas, os alunos não deixaram de aproveitar a oportunidade que cada momento da viagem proporcionou.

“As visitas foram enriquecedoras ao extremo! Ver tudo o que estamos aprendendo, sendo colocado em prática e no caso de a produção ver todo processo foi absurdamente enriquecedor”, conta Pedro Lucas.

Com o mesmo olhar sobre tudo o que foi ensinado, Davi, que já tinha a expectativa alta antes mesmo da viagem acontecer, conta que tudo foi ainda melhor do que o esperado.

“Eu já esperava ver coisas muito interessantes e que agregassem ao meu conhecimento como futuro engenheiro, e graças à Deus elas foram correspondidas”, conta.

Ser ter estado em São Paulo antes, Davi destaca a forma que foram tratados na Fábrica Ypê, o que facilitou o entendimento de todo o processo que era explicado ali.

‘‘O local que eu mais gostei de visitar foi com certeza a Ypê, o jeito como fomos tratados e acolhidos foi fora do normal. A visita foi tão ou mais enriquecedora do que qualquer outra matéria eletiva, abriu minha mente para certas coisas que nem passavam pela minha cabeça”, explica.

Para ele, cada detalhe será levado adiante e serão aproveitados em decisões profissionais futuras.

“A experiência proporcionada pelos lugares onde passamos, com certeza vai pesar em qualquer decisão que eu for tomar como engenheiro, lembrando dos conhecimentos lá adquiridos”, enfatiza.

Se por um lado as decisões de Davi serão influenciadas pelos resultados da viagem, por outro lado, Pedro conta que as visitas ampliaram o olhar dele sobre o mercado de trabalho.

“Levo comigo o sentimento de que o mundo é um lugar imenso e repleto de oportunidades, as vezes não conseguimos enxergar isso por conta da nossa realidade, por morarmos no interior e a região não ser tão desenvolvida. Portanto, essa viagem reafirmou de que as oportunidades e opções são imensas, só temos que estar de olhos abertos e atentos para aproveitá-las!”, finalizou.