PARTICIPE!

“Violências vividas por mulheres” é tema de palestra do curso de Psicologia

Evento será realizado no dia 27 de março, às 19h, na Toledo Prudente.

Laís Ernesto

16/03/2023

Com o objetivo de promover uma reflexão entre os alunos do curso de Psicologia da Toledo Prudente e a comunidade, será realizada a palestra “Violências vividas por mulheres”, com a psicóloga, Aline Daniele Hoepers, e a advogada, Aline Fernanda Escarelli. 


O evento será realizado no dia 27 de março, às 19h, no Centro Universitário. Podem participar alunos do curso, colaboradores da Rede de Proteção à Mulher e a comunidade em geral. Para participar, é preciso garantir sua vaga por meio do link, de forma gratuita. 


Quero participar! 


Segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, no primeiro semestre de 2022, a central de atendimento registrou 31.398 denúncias e 169.676 violações envolvendo a violência doméstica contra as mulheres. Os dados se relacionam com cinco formas de violações que podem acontecer: física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.  


De acordo com a coordenadora do curso, Mariana Hauser de Castilho, o evento vai oportunizar reflexões e informações sobre o assunto, expressando o compromisso social da Psicologia em contribuir com uma sociedade mais justa e igualitária. 


“Durante a palestra serão discutidos aspectos conceituais e históricos sobre as violências vividas por mulheres; a intersecção dos sistemas de opressão; expressões das violações que acometem mulheres; elementos jurídicos, sociais e psicológicos que integram o campo das violências vividas por mulheres; especificidades, características e tipificação da violência doméstica vivida por mulheres; e rede de atendimento e enfrentamento às mulheres em situação de violências”, comenta a coordenadora. 


Conheça as palestrantes 

Aline Daniele Hoepers é graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá; especialista em Proteção Social pela Universidade Estadual do Paraná; doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, tendo defendido dissertação e tese sobre o tema violências domésticas vividas por mulheres; atua, no presente, como psicóloga judiciária (CRP 06/145342), no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; tem percurso anterior de atuação profissional em clínica, Sistema Único de Assistência Social e Defensoria Pública; é docente do curso de Psicologia da Toledo Prudente; e associada da Associação Brasileira de Psicologia Social. 


Aline Fernanda Escarelli é mãe, advogada, formada na Toledo Prudente; especialista em Direito do Trabalho, Previdenciário e Processo Civil; presidenta da Comissão de Defesa das Vítimas de Violência Doméstica e Crimes Sexuais da OAB - Presidente Prudente; cofundadora da Frente Pela Vida das Mulheres de Presidente Prudente e da Coalização Nacional de Mulheres; integrante da (ABMCJ) Associação Brasileira Mulheres de Carreira Jurídica; membro da Comissão da Diversidade do Fórum de Liberdade Sindical no âmbito do TRT 15ª Região; coordenadora Regional do Movimento Mulheres com Direitos. Membra da ABJD (Associação Brasileira Juristas pela Democracia); (PLP) Promotora Legal Popular e Advogada integrante da RENAP (Rede de Advogados Populares). 


Garanta sua participação agora mesmo!