OPORTUNIDADE ÚNICA

Aluno de Direito é admitido com bolsa integral em curso promovido pela OEA

Lucas Gonçalves já se prepara para o início das aulas de Liderança em Inclusão Social e Acesso a Direitos, da Organização dos Estados Americanos.

Julhia Marqueti

13/03/2023

O interesse em alguma área específica, ainda durante a graduação, é um dos caminhos que os acadêmicos mais fazem. Isso porque, a identificação com alguns assuntos, permite que a escolha sobre o que trabalhar no futuro fique ainda mais fácil.

No caso do aluno do 7° termo de Direito da Toledo Prudente, Lucas de Souza Gonçalves, o interesse por Direitos Humanos não apenas facilita o desenvolvimento dele na graduação, como também abriu portas para outras possibilidades e, uma delas, já tem marca para iniciar: amanhã!

Entre 2.200 inscrições, Lucas foi um dos admitidos com uma bolsa integral no valor de U$$900, para participar de um curso promovido pela OEA (Organização dos Estados Americanos): o diploma digital de Liderança em Inclusão Social e Acesso a Direitos.

Segundo ele, ver seu nome entre os convocados foi algo inusitado.

“Eu não esperava, mas como de praxe, eu sempre acompanhei as notícias do órgão internacional por meio das redes sociais, em virtude do meu interesse no estudo dos direitos humanos. Foi por meio desse interesse que pude ter acesso ao processo seletivo e concorrer à bolsa integral no curso. De início, participei de uma seleção baseada nas minhas experiências acadêmicas e profissionais, e na análise dos objetivos pretendidos com o programa”, explica.

Sobre o curso

Com foco na atualização e na integração dos principais conhecimentos e práticas em termos do quadro internacional e interamericano de direitos humanos de grupos em situações históricas de violação, o curso acontecerá duas vezes por semana, do dia 14 de março até 14 de maio, de forma online.

“Terão debates sobre o tema, experiências e práticas relacionadas ao exercício dos direitos humanos na região, liderança política e ativismo social. Um dos objetivos, também, é promover nos participantes o desenvolvimento e fortalecimento de competências de liderança para a advocacia política, negociação e proposição em políticas públicas, que sejam orientadas para a plena inclusão, equidade, justiça social e o exercício de todos os direitos dos cidadãos da região” destaca, Lucas.

Expectativa e preparação

Para Lucas, essa é uma das oportunidades que não aparecem duas vezes. Sendo assim, o mais indicado a se fazer é se dedicar ao máximo para que todo o aprendizado seja adquirido da melhor forma.

“Estou com uma grande expectativa, já que o curso promoverá habilidades importantes e permitirá a compreensão de diferentes definições e perspectivas dos direitos humanos. Tenho certeza que por meio deste programa irei desenvolver aptidões essenciais no mundo jurídico, além de compreender a matéria dos direitos humanos sob um olhar mais crítico”, finaliza.