FISIOTERAPEUTAS NOS HOSPITAIS

Toledo Prudente oferece curso para Fisioterapeutas atuarem no ambiente hospitalar

O curso, que será ministrado pela Fisioterapeuta Giovana Bertolini, dará ênfase na importância do profissional na Terapia Intensiva.

Julhia Marqueti

15/02/2023

Ainda que muitos acreditem que os Fisioterapeutas atuam apenas para realizar avaliações e gerenciar tratamentos dentro do seu consultório, a realidade é outra. Isso porque, desde 2010, é exigido a presença do Fisioterapeuta na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em pelo menos 18 horas diárias, além claro, da presença desses profissionais nas enfermarias.   


QUERO ME INSCREVER!


Com isso, o Fisioterapeuta tornou-se essencial na linha de frente da saúde, com foco nos cuidados respiratórios avançados. O que fez com que as oportunidades aumentassem para os profissionais da área, e também, a busca pela capacitação para atuar no ambiente hospitalar.


Para ajudar na formação do papel deste profissional no ambiente hospitalar, a Educação Continuada da Toledo Prudente, em parceria com o curso de Fisioterapia, oferecem mais uma oportunidade de capacitação para alunos e profissionais da área. O curso da vez é sobre a atuação do Fisioterapeuta no ambiente hospitalar com ênfase na Terapia Intensiva. 


“É uma oportunidade de se aprofundar nas funções que o Fisioterapeuta pode exercer no ambiente hospitalar. Acredito que é um momento importante de conhecimento, tanto para aqueles que já almejam trabalhar no hospital quanto para quem tem apenas curiosidade no assunto”, afirmou Giovana Bertolini, Fisioterapeuta especializada em Terapia Intensiva Adulto, que ministrará as aulas. 


Mais sobre o curso!

O curso acontecerá nos dias 18 e 25 de março, em dois períodos: das 8h às 12h e das 13h às 18h. Aqueles que optarem por se inscrever, o investimento no curso será de 3x de R$80. 


Os assuntos abordados serão: 


1- Áreas de atuação do Fisioterapeuta no ambiente hospitalar; 

2- Fisiologia do Sistema Respiratório; 

3- Ventilação Mecânica Invasiva e Não Invasiva;  

4- Avaliação Muscular aplicada em UTI; 

 5- Mobilização Precoce; 

6- Evidências Científicas e atualizações em Fisioterapia em UTI. 


Oportunidade “nova” no mercado

Mesmo sabendo da importância do Fisioterapeuta no ambiente hospitalar, a professora Giovana, destaca que é uma área que ainda está em constante desenvolvimento. Por isso, ela acredita ser o melhor momento para o estudante e profissional da área buscar a especialização que o curso oferece.


“Podemos falar que é uma área que ainda está ‘em alta’. O Fisioterapeuta compõe a equipe multiprofissional do hospital, sendo o mesmo fundamental ao atendimento dos pacientes internados, tanto na enfermaria, bem como na UTI. Na Unidade de Terapia Intensiva, o profissional brasileiro está na linha de frente dos cuidados respiratórios avançados, respaldado pelas melhores evidências científicas”, afirma. 


Para finalizar, a Fisioterapeuta aproveitou a oportunidade para convidar seus futuros alunos. “É uma área que necessita de profissionais e, essa é a oportunidade de se aprofundar no assunto e entrar para o setor”.


Vagas limitadas

As inscrições do curso já estão abertas e as vagas são limitadas para 50 alunos. Por isso, é mais do que necessário correr para se inscrever.


Mais sobre Giovana Bertolini 

Giovana Bertolini é professora do curso de Fisioterapia da Toledo Prudente. Formada em Fisioterapia, é doutora em Ciências da Motricidade e mestre em Fisioterapia Cardiorrespiratória. É especialista em Terapia Intensiva Adulto e, além de atuar nesta área, também passa atua nos seguintes temas: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Gerontologia, Sarcopenia e Exercício Físico.