EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

Estudante de Direito da Toledo Prudente faz intercâmbio em Brasília

Amanda Lopes foi selecionada pelo Cade (Programa de Intercâmbio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para ficar um mês em Brasília tendo palestras e vivendo as experiências da autarquia.

Vinícius Coimbra

30/01/2023

De modo geral, existem vários motivos que levam um universitário a querer fazer um intercâmbio. Novas culturas, lugares, línguas e estudos são alguns exemplos disso. Quem vivencia esta experiência, volta com muito mais conhecimento e pronto para encarar desafios e aproveitar oportunidades.

A aluna de Direito da Toledo Prudente, Amanda Lopes, está em Brasília, para um intercâmbio de quatro semanas, de 23 de janeiro a 17 de fevereiro. A viagem faz parte do Programa de Intercâmbio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), juntamente com o PinCade, que tem por objetivo dar oportunidade a jovens talentos das cinco regiões do país de conhecer a rotina de atividades desenvolvidas, incentivando os intercâmbios técnico, científico e cultural.

Saiba como foi a primeira semana de intercâmbio!

A estudante cita a importância do evento para sua carreira profissional e diz como está sendo o novo desafio.

“Conhecer a capital do Brasil e ter contato com estudantes de todas regiões tem sido uma experiência muito nova e enriquecedora. Sem dúvidas não teria melhor lugar para aprender sobre um ramo tão específico do Direito (autarquia) e estou muito feliz com a oportunidade.”

O Cade é uma oportunidade para estudantes de graduação e pós-graduação de todo o país vivenciarem as atividades cotidianas, tanto nas áreas técnicas quanto nas processuais.

“Pretendo fazer o máximo de contatos possível e absorver muito das palestras e da prática no Tribunal do Cade. A experiência está me agregando muito academicamente”, conclui Amanda.

PinCade

O programa é realizado desde 1999 e cerca de 400 estudantes já participaram da iniciativa. Neste ano, o PinCade (programa de intercâmbio) comemora a sua?42ª edição.

Os alunos selecionados participam do Curso Aplicado de Defesa da Concorrência; de estudos e análises de casos concretos; e do processo de elaboração de notas técnicas e de relatórios de atos de concentração econômica, além de processos administrativos em trâmite no Cade.

O objetivo do PinCade é difundir e fortalecer a cultura de defesa, promover a cooperação científica e estimular discussões e estudos acadêmicos sobre o tema.