CARREIRA

Engenharias: são todas iguais?

Engenharia de Produção é opção para quem deseja trabalhar com soluções inovadores e otimização de processos.

Laís Ernesto

19/01/2023

O momento decisivo para escolha de uma graduação envolve muitas dúvidas. “Qual curso escolher?” “Vou curtir estudar?” “Tem espaço no mercado de trabalho?” E para optar por uma das engenharias, os interessados também têm perguntas. Afinal, engenharias: são todas iguais? 


São muitos questionamentos que vamos esclarecer agora. 


E não, as engenharias não são todas iguais. As áreas das engenharias têm suas características diversificadas e você pode escolher entre: Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, entre outras.


Com o desenvolvimento do mercado de construções e a retomada da produtividade nas indústrias, comércios e empresas, aliadas à tecnologia, o mercado para as engenharias voltou a crescer. Segundo o Guia Salarial 2023 da Robert Half, empresa de recrutamento, a engenharia está entre as áreas em ascensão para o ano.


Mas, vamos falar especificamente sobre Engenharia de Produção.  


Guilherme Dela Viuda, engenheiro de produção e professor da graduação na Toledo Prudente explica que a Engenharia de Produção atua em toda a cadeia produtiva. “O profissional está presente desde a estaca zero no desenvolvimento de um produto, gerenciando e acompanhando todo o processo até que um projeto saia do papel e se torne realidade”, explica. 


Quero ser engenheiro de produção! 


De acordo com o professor, as etapas da produção são otimizadas por ele e, assim, sempre são buscadas soluções inteligentes para o planejamento e a execução de rotinas de logística, de uso de materiais e tudo mais que envolve a manufatura, resultando em menores custos, maior qualidade e menor tempo gasto. 


Engenharia de Produção em Presidente Prudente 

Na região de Presidente Prudente essa também é uma área em destaque para trabalhar. O formado em Engenharia de Produção terá oportunidades em indústrias de alimentos, frigoríficos, usinas sucroalcooleiras, hospitais, no agronegócio entre outras. “O engenheiro de produção pode trabalhar em todas essas organizações, maximizando o desempenho nos processos de produção dessas empresas. Nossa região também é muito forte em comércio, onde o profissional pode atuar com logística”, salienta o professor. 


Por que estudar Engenharia de Produção em 2023? 

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o profissional de Engenharia de Produção se torna fundamental para contribuir com o desenvolvimento das empresas, trabalhando, principalmente, com a redução de custos e otimização dos processos. 


“A formação no curso de Engenharia de produção da Toledo Prudente tem um foco multidisciplinar, com ênfase na visão geral dos processos que este engenheiro precisa ter. Além das disciplinas básicas de Cálculo, Geometria e Álgebra, também são importantes as de Fundamentos de Mecânica, Eletrotécnica e Programação. Esses conhecimentos deverão ser aplicados por meio da sua estrutura em técnicas de administração, economia e organização do trabalho para executar a gestão todos os recursos humanos, materiais e financeiros relacionados à produção”, destaca Dela Viuda. 


Quero estudar Engenharia de Produção! 


Serviço: quer saber mais sobre o curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente ou as condições especiais para os ingressantes de 2023? Fale conosco pelo WhatsApp