SUSTENTÁVEL

Projeto de mestrado em parceria com ONG local coleta cartelas de medicamentos usadas

Idealizado pela Rede Amor e Esperança, “Descarte Solidário” troca cartelas de medicamentos por cadeiras de rodas; pontos de coleta serão ampliados.

Bárbara Munhoz

16/08/2022

Já imaginou transformar lixo em ação social? Essa é a ideia do projeto “Descarte Solidário”, que visa a coleta, separação e troca de cartelas de comprimidos vazias – os chamados blísters – por cadeiras de rodas. Idealizada pela Rede Amor e Esperança, a iniciativa busca, agora, ampliar os pontos de coleta das embalagens e viabilizar o contato com novas empresas parceiras. 


Ação possível com o apoio do propagandista médico Gustavo Calanca, que acaba de qualificar o projeto elaborado no mestrado em Desenvolvimento Local pela Unisuam (Centro Universitário Augusto Motta), em parceria com a Toledo Prudente.  


Sua proposta contempla 3 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) – um plano global que visa a adoção de medidas para promover o Estado de Direito, os direitos humanos e a responsividade das instituições políticas –, relacionados à saúde e ao bem-estar, à redução das desigualdades e às cidades e comunidades sustentáveis.


“A ideia é de transformar lixo em valor. Devolvê-lo à sociedade em forma de solidariedade, por meio de cadeiras de rodas”, ressalta Gustavo. 


Finalizada a etapa teórica, agora, é a vez de colocar a mão na massa, com a construção e distribuição dos coletores na cidade, junto aos parceiros da ONG. “Essa parceria oferece mais opções para o descarte, aumentando o engajamento da população e contribuindo para maior coleta desse resíduo tão agressivo para o meio ambiente”, afirma o presidente da Rede Amor e Esperança, Eudes da Silva. 


A expectativa é que as cartelas sejam coletadas quinzenalmente, para triagem e separação dos materiais na Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente), aos sábados, por voluntários da ONG. 


“Após a separação na esteira, o material é prensado e acondicionado na própria cooperativa até que tenhamos a quantidade necessária para a troca pela cadeira, que é de 3.500 kg de cartelas”, finaliza Eudes. 


Em meio à missão, contar com empresas preocupadas e engajadas social e ambientalmente é fundamental. Por intermédio de Calanca, até o momento, a Rede Amor e Esperança também contará com pontos de coleta de blísters, em Presidente Prudente, nos seguintes locais: Toledo Prudente, Unimed, Banco BTG, laboratórios Unilab, Hotel Íbis, Hotel Portal D’Oeste e rede de postos Prudentão. Fique de olho nas redes sociais da Toledo Prudente para saber quando os coletores estarão disponíveis! 


“O sentimento é de muita gratidão. É claro que terminar o mestrado é uma conquista fabulosa, mas poder ajudar a Rede Amor e Esperança, o meio ambiente e também as pessoas que necessitam de uma cadeira de rodas e não têm condição de comprar, é muito gratificante”, garante Gustavo. 


A luta continua


Para se ter ideia, todos os anos, o Brasil produz cerca de 10 mil toneladas de resíduos de medicamento, segundo dados do CRF-PR (Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná)


Nesse contexto, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cuja regulamentação aconteceu 10 anos após sua criação, em 2010, prevê que, por meio da “Logística Reversa de Medicamentos”, substâncias domiciliares vencidas ou em desuso tenham fluxo invertido da compra ao descarte, que deve ser feito pelas distribuidoras em locais indicados pelas entidades ambientais responsáveis. 


O prazo para que todas as capitais e cidades brasileiras com população superior a 500 mil habitantes apliquem a legislação, iniciada em 2021, no entanto, termina em 2023. Já para aquelas com número de habitantes acima de 100 mil, de acordo com o Decreto nº 10.388, o processo inicia-se em 2023. Até lá, cerca de 10 mil toneladas de resíduos são dispersados na natureza. 


“Estima-se que o tempo de decomposição desses materiais é de 200 a 600 anos. Por meio do ‘Descarte Solidário’, destinamos esses resíduos de forma adequada, para que possam ser reaproveitados e transformados em nova matéria-prima, utilizada pela indústria”, completa Eudes. 


Serviço: a Rede Amor e Esperança é organização sem fins lucrativos. O telefone para contato é o (18) 99690-8385.