INTERNACIONAL

Direito representa Toledo Prudente na semifinal da “Competição da Colômbia”

Evento acontece nesta semana, em Bogotá, de forma híbrida; semifinal reuniu estudantes do mundo todo para sustentações orais de artigos.

Bárbara Munhoz

11/08/2022

Participante assídua de eventos internacionais, a Toledo Prudente foi representada por alunos do curso de Direito na “Competição da Colômbia”, chegando à semifinal da disputa ocorrida durante o 13º Congreso Internacional de Derecho Procesal Constitucional, idealizado pela Universidad La Gran Colombia, em Bogotá, nesta semana. 


Realizado de forma híbrida, o XIII Concurso Internacional Júnior de Direito Processual Constitucional acontece em etapas, que envolvem a produção de um artigo; a exposição de um caso da CIDH (Corte Interamericana de Direitos Humanos); a apresentação de um artigo, na repescagem; a apresentação de um artigo, por meio de sorteio; e, por fim, a apresentação final do artigo enviado inicialmente, com o tempo máximo de 10 minutos.


“A Toledo Prudente tem tradição em participar desta competição. Os alunos são desafiados a testarem seus conhecimentos jurídicos em rodadas de perguntas e respostas ou de sustentações orais com base em um material de estudo exclusivo disponibilizado previamente. Sendo assim, desenvolvem não só aptidão para pesquisa e levantamento de teses jurídicas, como também a capacidade de oratória e argumentação a partir do raciocínio lógico-jurídico”, afirma o coordenador de Mobilidade e Competições, Lucas Noya.


À frente das sustentações orais, estavam os alunos: Daniel Ferreira, Fernando Xavier, Giulia Lobo, Isabela Berni, Isabela Soares, João Pedro Noya, Julia Lopes e Maria Clara Franco, compondo a primeira equipe; e Ana Carolina Arlati, Breno Garcia, Isabela de Freitas, Isadora Pereira, Larissa Fortunato, Lucas Gonçalves e Milena Lima, no segundo time.


“Temos grupos de estudos destinados à ‘Competição da Colômbia’ que tratam sobre o tema central e alvo da competição, que é o Direito Processual Constitucional, sendo assim, os participantes mantém contato com a temática o ano inteiro, o que torna as coisas mais tranquilas para eles na hora da competição”, observa a participante e uma das monitoras de grupo, Isabela Berni. 


LEIA TAMBÉM:

“Alunos podem se inscrever em Grupos de Estudos, de Competições e de Iniciação Científica”

“Mais de 50 aprovados no concurso da Caixa são alunos da Toledo Prudente”


Para Ana Carolina Arlati, que já havia participado da competição em 2021, poder representar a Toledo Prudente em mais uma edição, especialmente como oradora, na semifinal, é gratificante. 


“Os grupos de competição do Centro Universitário oferecem a oportunidade de participar de competições excelentes, incentivam a produção de artigos e a pesquisa de temas importantíssimos para a comunidade jurídica, expandido o conhecimento e o pensamento crítico, o que é essencial para qualquer carreira no Direito”, ressalta. 


Mas há também espaço para os mais novos, como a Julia Lopes, que participa, pela primeira vez, de uma competição internacional pela Toledo Prudente. Ela, que está no primeiro ano da faculdade, relata estar entusiasmada com a possibilidade de atuar em outras competições, no decorrer da graduação.


“Sou muito grata pela oportunidade de ter participado. Ao terminar minha fala, fiquei feliz com o resultado, além de muito satisfeita por ter conseguido ir com a minha equipe para a próxima fase”, completa.


Serviço: e você, quer fazer Direito na Toledo Prudente? Clique aqui e estude com a gente!