PARCERIA

Toledo Prudente desenvolve sistema de informação para AFIPP

Projeto faz parte de convênio estabelecido entre o Centro Universitário e a instituição, que prevê outras atividades voluntárias.

Bárbara Munhoz

25/05/2022

Um convênio firmado entre a Toledo Prudente e a AFIPP (Associação de Apoio ao Fissurado Lábio Palatal e Deficiente Auditivo de Presidente Prudente e Região) resultará em um novo sistema de informação para a entidade, desenvolvido por alunos da área, de forma voluntária. Oficializado hoje (25), o acordo tem duração de um ano e visa facilitar a rotina dos colaboradores e assistidos pela instituição. 


O convênio ainda prevê a seleção de voluntários para retirada e cadastramento de notas fiscais, depositadas no comércio local, por meio do projeto “Nota Fiscal Paulista na AFIPP: um sorriso muda tudo”. Este também tem duração de um ano e objetiva dinamizar o sistema de cadastro das notas fiscais doadas, agilizando o processo de liberação dos créditos. 


Na sede da entidade, estiveram presentes, na tarde desta quarta-feira, a coordenadora dos cursos de Negócios e Tecnologia da Toledo Prudente, Cíntia Evangelista, a coordenadora de Pesquisa e Extensão, Carla Destro, além do presidente da AFIPP, Roberto Lotif, e da coordenadora técnica-administrativa, Maria Inês de Souza.


“Um dos ‘braços’ da academia, que é o de assistência à comunidade, nos alcançou no terceiro setor e essa associação trará muitos benefícios para os nossos assistidos. Atualmente, a AFIPP atende cerca de 127 crianças e adultos com fissura lábio palatal e problemas associados e, como presidente da instituição, fico muito feliz com essa parceria e, também, pelos nossos assistidos, que terão mais oportunidades de se desenvolverem, o que é nosso maior objetivo”, afirma Roberto.  


Estabelecida em Presidente Prudente há 21 anos, a AFIPP realiza ações de caráter continuado na área da saúde e assistência social, por meio de atendimentos voltados aos campos de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, odontologia, ortodontia, otorrinalaringologia, oftalmologia e serviço social. 


O trabalho desenvolvido pela instituição tem por objetivo garantir a qualidade de vida e o acesso aos serviços socioassistenciais e à rede de proteção social. Missão que será facilitada com o novo sistema de informação desenvolvido por Rayara Macedo (foto 3), aluna do 7º termo de Sistemas de Informação da Toledo Prudente. 


“Meu irmão do meio é PcD e a AFIPP é uma instituição que nos ajudou muito no início e ajuda até hoje. Eu sei como essas organizações são importantes não apenas para o paciente, mas para família, e esse foi um dos fatores que me motivou a participar do projeto”, observa. 


Proposto nas disciplinas “Projeto Final: Especificação e Design e Estágio Supervisionado I” e “Projeto Final: Implementação e Estágio Supervisionado II”, ministradas pela professora Viviani Vilhegas, o trabalho ainda conta com a participação de Adriel Benvindo, também do 7º termo de SIS, que espera muito aprendizado a partir dessa experiência. 


Mão na massa


Realizando visitas periódicas ao local, nesta etapa, os alunos fazem o levantamento de informações sobre a instituição, além de entender sua rotina de trabalho e as principais necessidades para, posteriormente, desenvolverem um projeto que atenda às demandas de forma clara e objetiva. 


Dentre as otimizações propostas pelos estudantes, estão a reformulação do sistema de cadastro de funcionários, ficha de pacientes, formulários de anamnese, relatórios, módulos de atendimentos e prontuários da entidade.


“É uma oportunidade de colocar em prática o que é aprendido em sala de aula. Afinal, uma coisa é trabalhar com problemáticas fictícias, outra é vivenciar essa experiência. Está sendo uma troca muito legal. Os próprios alunos apresentam sugestões para melhoria do sistema e a instituição está sendo muito aberta para isso. As expectativas são as melhores”, ressalta a professora Viviani.