INTERNACIONAL

Direito representa Toledo Prudente em competição da Espanha

Com participação da ONU, evento acontece de forma online e reúne estudantes do mundo todo.

Bárbara Munhoz

31/05/2022

Pela segunda vez, o curso de Direito representa a Toledo Prudente na Competição de Valência, na Espanha. O evento, que garantiu ao Centro Universitário a 2ª colocação em 2021, acontece de forma online e tem como oradores os alunos Ana Carolina Arlati, Isabela Negrão e Lucas Souza. 


Sediado pela Universidade de Valência, com participação da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta edição, o torneio internacional tem como tema central “Paz, justiça e inclusão: objetivos do desenvolvimento sustentável nos direitos humanos”.  


A partir dessa temática, os participantes são desafiados a escolherem um tema relacionado e construir uma defesa oral, totalmente em espanhol, que será avaliada por meio da gravação de um vídeo com, no máximo, 15 minutos, além da redação de um artigo com até 20 páginas sobre o mesmo enfoque.  


Quero cursar Direito na Toledo Prudente


Para Isabela Negrão, o incentivo de professores, monitores e colegas de faculdade foi essencial para alcançarem mais uma etapa importante da graduação.  


“Nunca imaginei ter a possibilidade de participar de competições ou publicar artigos a nível internacional, em uma língua estrangeira, mas, hoje, esta é a realidade. O envolvimento com outras instituições tão sérias como a Universidade de Valência e a ONU, configuram um processo engrandecedor, somam uma bagagem incalculável, que só quem experienciou mensura”, afirma. 


Neste ano, o recorte temático escolhido pela equipe foi “A inclusão digital das pessoas idosas como direito ao desenvolvimento na Sociedade da Informação”, e a expectativa é de, novamente, destacar-se entre os primeiros colocados. A competição acontece ao longo de junho e o resultado é divulgado ao final do mês. 


“A participação dos alunos nesse tipo de iniciativa é importantíssima, uma vez que são desafiados a realizarem uma pesquisa aprofundada sobre um tema complexo e desenvolver o resultado por meio de sustentações orais, o que trabalha aspectos essenciais aos futuros operadores do Direito”, ressalta o coordenador de mobilidade e competições, Lucas Noya.  


Representantes da Toledo Prudente na Competição de Valência em 2021:

• Amanda Nunes e Jasminie Martinelli.