OLHAR ANALÍTICO

Alunos de Administração e Ciências Contábeis analisam clima organizacional de empresas da região

Atividade faz parte da disciplina “Comportamento Organizacional”, ministrada pela professora Juliene Aglio Parrão.

Bárbara Munhoz

25/05/2022

Uma atividade proposta aos alunos de Administração e Ciências Contábeis da Toledo Prudente incentivou a análise do clima organizacional de oito empresas de Presidente Prudente e região, com o objetivo de desenvolver um plano de ação a partir dos resultados obtidos com a pesquisa.


Na disciplina “Comportamento Organizacional”, ministrada pela professora Juliene Aglio Parrão, o desafio foi identificar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente interno da empresa, avaliando pontos como liderança; integração com os objetivos, valores e missão da empresa; motivação das equipes; dentre outras análises que impactam diretamente nos resultados e nas estratégias do negócio.  


Ao todo, oito empresas participaram do estudo: Small, Prudentec Assessoria Contábil, Curtume Touro, Supermercado Vida Nova, Dispan Alimentos, Posto Santa Luzia, Etec Professora Nair Luccas Ribeiro e Reciclagem Sucata do Gaúcho.


“Ter essas experiências com os alunos é extremamente rico, porque, além de conhecerem uma realidade local, são desafiados a pensar em respostas que não são fáceis de serem descobertas. É necessário empenho, estudo e dedicação para entregar um projeto à altura”, observa Juliene.  


Olhar analítico  


Stefania Franceschini é uma das integrantes do grupo que realizou o estudo com os quase 200 colaboradores da Small – distribuidora de derivados de petróleo. Mas não só isso: ela também é colaboradora da empresa e revelou que os colegas de trabalho acharam interessante a forma como a pesquisa os fez refletir sobre o ambiente laboral.  


“Após os resultados ficarem prontos, os gestores já queriam ver as respostas, que foram anônimas e de forma geral para cada equipe. Algumas respostas foram inesperadas, mas outras só confirmaram algo que eles sentiam que precisavam melhorar”, observa a aluna do 3º termo de Administração, que desenvolveu a pesquisa junto aos colegas Maria Fernanda Brabo, Paulo Gibim Junior e Aline Rodrigues.  


De acordo com Stefania, a ideia é que a pesquisa se torne frequente. “Já temos questionários sobre outros assuntos, inclusive. Em certos momentos, precisamos olhar mais para as pessoas e não apenas para a produtividade e os resultados. Os coordenadores e a própria gerente do Comercial nos dão essa abertura”, completa.  


Quero cursar Administração na Toledo Prudente


Já para Arthur Diniz, Enrico Botigelli, Felipe Nishimoto e Gabriel Omori, que realizaram a pesquisa de clima organizacional com os colaboradores do Supermercado Vida Nova, a atividade trouxe um novo olhar sobre a importância de desenvolver análises como essa junto a empresas.  


“Por ser uma empresa com um ano de abertura, não haviam sido feitas pesquisas desse tipo e, com essa atividade, enxergamos uma oportunidade de auxiliar no crescimento interno da equipe. É muito importante que todas as empresas criem esse hábito ou busquem recursos internos para que hajam essas pesquisas”, revelam.  


Bruna Donato, Ester Milani, João Vitor Carvalho e Rainara Modesto são alunos do 3º termo de Ciências Contábeis e escolheram a Prudentec Assessoria Contábil para desenvolver o estudo e, posteriormente, apresentar os resultados aos gestores e colaboradores.  


Segundo o grupo, o pioneirismo da empresa no ramo contábil foi um dos fatores que possibilitou uma análise mais aprofundada sobre o clima organizacional. Dentre os resultados obtidos, destaque para a união da equipe e o trabalho singular dos líderes; experiências que despertaram o olhar analítico profissional dos integrantes. 


“O conhecimento adquirido ao longo do desenvolvimento da pesquisa nos proporcionou o enriquecimento dos conteúdos propostos durante as aulas, transpassando a análise das ocorrências que inferem no clima organizacional das empresas”, concluem.  


Ciências Contábeis é na Toledo Prudente!