"NOVOS BIXOS”

Veteranos vivenciam a experiência acadêmica pela primeira vez no campus da Toledo Prudente

Estudantes compartilham suas experiências no retorno das aulas presenciais.

Laís Ernesto

28/04/2022

2022 marcou o início de uma nova fase. Depois de quase dois anos de aulas remotas e hi-flex, os estudantes da Toledo Prudente retornaram ao campus para as aulas presenciais. Alunos que iniciaram seus cursos durante as aulas ao vivo e online, experimentam uma readaptação. Os veteranos são os novos “bixos” no campus do Centro Universitário.

A experiência acadêmica presencial é um dos pontos mais procurados pelos estudantes que buscam cursos de graduação presencial. Por isso, poder voltar ao campus, ou melhor, iniciar os estudos usufruindo das oportunidades do contato com colegas e professores, fazem toda a diferença para os alunos.

Afinal, o Centro Universitário conta com uma estrutura top, que proporciona uma vivência acadêmica completa para o estudante. Salas de aula, laboratórios equipados, Espaço Maker, TIE, espaço de descanso e alimentação e muito mais.

Brendha Ariadne Cruz, do 5º termo de Direito, conta que, apesar da Toledo Prudente ter oferecido um ensino remoto de qualidade, as aulas presenciais a proporcionam uma melhor experiência acadêmica.

“Com as aulas presenciais, é possível absorver melhor o conteúdo dado em sala de aula devido à interação com os professores”, relata Brendha.

Primeira vez no campus

“A maioria dos meus colegas conhecia apenas pelo nome. Inclusive, no primeiro dia de aula, parecia que eu estava na sala errada por não conseguir reconhecer boa parte das pessoas. Então, esse contato foi muito especial por, finalmente, conhecer pessoalmente meus colegas após dois anos de pandemia”, continua a aluna.

Apesar de estar no 5º termo, para a estudante de Direito a sensação é como se tivesse iniciado o curso este ano. “Essa experiência é totalmente nova para mim e repleta de expectativas, estou muito contente por ter voltado com segurança e poder vivenciar o melhor da faculdade presencialmente.

Ana Fernanda Dias Manoel, aluna do 3º termo de Marketing da Toledo Prudente, conta que, antes das aulas presenciais, ela teve contato com pouquíssimos colegas de turma, e a experiência de conhece-los pessoalmente foi incrível.

“Quando finalmente voltamos, me lembrava das matérias, mas pude definitivamente entender que estava no ensino superior no primeiro dia de aula”, destaca.

Readaptação

O que antes era uma rotina presencial, comum a todos, ao decorrer da pandemia, alunos, professores e profissionais de diversas áreas puderam experimentar diversas rotinas: hora o ensino e trabalho remoto, hora o flexível e, novamente o presencial.

Chegou a hora de voltar à rotina presencial. O que antes era uma cena comum, passou a ser uma nova readaptação: organização de horários, afazeres e deslocamentos.

Para Brendha a adaptação à rotina está sendo desafiadora. “Conciliar as aulas presenciais com o estágio jurídico e os estudos extraclasse não é uma tarefa fácil. Com certeza, exige muita dedicação e foco. Porém, estou conseguindo me adaptar bem à rotina”, salienta.

Ana salienta que sua adaptação está quase completa, mas que continua se adaptando à rotina de estudar, trabalhar e encontrar um tempo para desenvolver outras atividades.

“Uma vida nova, pessoas novas, conhecimentos novos, o primeiro contato com as aulas presenciais eu diria que foi libertador e aconchegante”, conclui Ana.