IMPACTO PROFISSIONAL

Ciclo de palestras discute mudanças climáticas para área de Arquitetura, Design e Engenharias

Evento tem o objetivo de difundir os impactos para a atuação dos profissionais.

Laís Ernesto

13/04/2022

Com o objetivo de discutir o tema das alterações climáticas e o impacto delas para diversas áreas da economia, os cursos da área de Engenharias e Arquitetura da Toledo Prudente realizará o ciclo de palestras “Mudanças Climáticas e os impactos nas Engenharias, Arquitetura e Design”.

O evento será realizado entre os dias 25 e 27 de abril, às 19h, de forma presencial. Alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, bem como toda a comunidade, podem se inscrever. Para participar, é preciso fazer a inscrição por meio do link, de forma gratuita.

Inscreva-se!

25/04 – 19h

Abertura

19h30

Palestra: “Mudanças climáticas - Resíduos e reaproveitamento”

Convidado: Professor Dr. Silvio Rainho Teixeira. Pós-doutor em Mineralogia de Argilas, doutor em Física Aplicada, mestre em Tecnologia Nuclear, graduado em Física. Professor da Unesp e coordenador do Laboratório de Materiais Cerâmicos. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando nos temas: argilominerais, resíduos sólidos e materiais cerâmicos funcionais e tradicionais.

20h50

Palestra: “Processos e Produtos da Madeira - Duratex”

Convidados: Paulo Cezar Oliva Viana e Luciane Grabalis. Paulo é engenheiro de produção da Dexco e Luciane, arquiteta da Dexco.

26/04 – 19h30

Palestra: “Automação e sustentabilidade”

Convidado: Claúdio Roberto Peruchi. Graduado em Ciência da Computação, possui MBA Executivo e Empretec - Sebrae. Trabalha com tecnologia desde 1989, no desenvolvimento de software ERP, software para callcenter, telecomunicação e segurança eletrônica.

20h50

Palestra: “A construção de piscinas automatizadas e sustentáveis”

Convidado: Emerson Jaques de Brito.

20h50 – exclusiva para alunos de Engenharia de Produção

Palestra: Apresentação do Núcleo Paulista de Estudantes de Engenharia de Produção (NUPEEP) - As subáreas da Engenharia de Produção

Convidado: Jhonathan José Vieira da Costa Santos.

27/04 – 19h30

Palestra: “Papel da vegetação urbana em meio às mudanças climáticas”

Convidado: Paula Shinzato. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado e atua como colaboradora do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética. Cofundadora da empresa C-Adapt, voltada para consultorias e treinamentos em computação avançada. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em conforto ambiental, nos temas: infraestrutura verde, microclima urbano, conforto térmico em ambientes abertos e estratégias de adaptação às mudanças climáticas.

20h50

Palestra: “A relação cidade-clima e a ilha de calor como um problema de enfrentamento multidisciplinar”

Convidado: Luis Flávio de Araújo. Mestre em Geografia e doutorando. Atua, principalmente, nos temas: clima urbano, ilha de calor, sensoriamento remoto, geoprocessamento, interação sociedade-natureza e seus desdobramentos.

De acordo com a coordenadora de área, Júlia Fernandes Guimarães, a iniciativa possibilitará uma discussão sobre o assunto, tão importante na atualidade. “O evento tem o objetivo de possibilitar o conhecimento e o debate sobre mudanças climáticas e os principais impactos para os profissionais das áreas de Engenharias, Arquitetura e Design”, salienta.

Júlia destaca, ainda, que o evento possibilitará o contato dos alunos com temas atuais, de impacto profissional e social e, também, por estar atrelado ao cumprimento de requisitos legais.

Alteração Climática

As alterações climáticas, causadas pelo homem, estão associadas ao aumento da emissão de gases de efeito estufa. Queima de combustíveis fósseis, queimadas, desmatamento, energia, indústria, transporte, agricultura e edificações estão entre os principais emissores.

Inundações, ondas de calor, tempestades, entre outros acontecimentos são alguns exemplos das consequências causadas pelas mudanças climáticas. O clima está se tornando cada vez mais imprevisível e qual o impacto para as áreas da Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Engenharias?