ALEXA, APAGUE A LUZ!

Ateliê de Projetos é automatizado e recebe alunos da área de Engenharias e Arquitetura

Ação visa aproximar estudantes do sistema residencial que, nos últimos quatro anos, registrou alta de 12%.

Bárbara Munhoz

28/04/2022

Você já deve ter ouvido falar sobre automação residencial. Trata-se de ferramentas tecnológicas pensadas para facilitar o cotidiano e gerar economia, minimizando os impactos ambientais. Buscando tornar essa experiência real no meio acadêmico, a Toledo Prudente automatizou seu Ateliê de Projetos, nesta quinta-feira (28). 


A vivência integra a programação do ciclo de palestras “Mudanças Climáticas e os impactos nas Engenharias, Arquitetura e Design”, e propõe refletir sobre as diferentes possibilidades de atuação nas áreas, com foco na sustentabilidade. 


“O sistema de automação permite que você economize energia, programe os horários de ligada e desligada dos aparelhos, dentre outras ações. O contato com esses processos é uma forma de os futuros profissionais começarem a pensar em soluções para diminuição do aquecimento global, além de agregar à sua formação profissional”, ressalta a coordenadora da área de Engenharias e Arquitetura da Toledo Prudente, Júlia Pereira. 


Na “sala do futuro”, localizada no bloco 3 do campus, a comunidade acadêmica teve contato com alguns equipamentos utilizados na projeção de sistemas de automação residencial, como tela interativa, sensores inteligentes, dentre outros voltados à iluminação, projeção e climatização. 


"Fomos apresentados a novidades que podemos utilizar em nossa área de atuação. No fim da gradução, quando já estamos inseridos no mercado, temos uma visão mais crítica a respeito dessas tecnologias, mas, hoje, tivemos contato com muita coisa nova e, por isso, já consigo ver inúmeras aplicações desses sistemas à área", afirma Adonai Ricardo (foto 2), aluno de Engenharia Civil.


Essa interação foi possível graças à parceria firmada entre o Centro Universitário e a Alcance Integradora, empresa prudentina do ramo de telecomunicações e CRM, que, com o apoio da renomada Multilaser e da multinacional Dahua, cederam os equipamentos para a vivência. 


Realidade não tão distante


Entre 2017 e 2020, o Brasil registrou alta de 12% na automação em meio à rotina dos consumidores, segundo o Índice de Automação, elaborado pela Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) em parceria com a GfK. Os números ilustram, para além de um mercado em alta, a preocupação com os impactos ambientais ocasionados pelo consumo desenfreado de energia, dentre outras atitudes prejudiciais.  


“A automação é um caminho inevitável e, com essa ação, a ideia é fazer com que os alunos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil e de Produção imaginem como é possível fazer esse processo, às vezes, com ferramentas muito simples, como o celular. A proposta da Toledo Prudente sempre foi a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo e, nesse contexto, a automação da sala é uma proposta diferenciada”, observa o professor da área, Roberto Ito.